Compartilhar

Autores brasileiros: conheça a bicampeã do Prêmio São Paulo de Literatura, Ana Paula Maia

Autores brasileiros: conheça a bicampeã do Prêmio São Paulo de Literatura, Ana Paula Maia

Carioca, autora de sete romances e bicampeã do Prêmio São Paulo de Literatura. Esse pequeno resumo sobre a escritora Ana Paula Maia já mostra a relevância da autora para a produção nacional de livros. Ela é a personagem desta semana da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

É a primeira vez na história do Prêmio São Paulo de Literatura que uma autora é vencedora por dois anos consecutivos. Ana Paula estreou essa marca ganhando a premiação, este ano, por conta do livro “Enterre seus mortos”, publicado pela Companhia das Letras. Em 2018, ela foi premiada com a obra “Assim na terra como embaixo da terra”, lançado pela editora Record.

A obra vencedora do prêmio em 2019 conta a história de dois funcionários de uma empresa que recolhe cadáveres de animais num cenário que remete ao Brasil de 1980. Trata-se de um livro que mistura novela policial, faroeste de horror e romance filosófico. O título foi encomendado pelo produtor de cinema Rodrigo Teixeira, que possui os direitos de adaptação. 

Já com a obra vencedora da premiação em 2018, Ana Paula se inspira na narrativa “Na Colônia Penal”, de Franz Kafka. Ela cria um terreno com um histórico tenebroso de assassinato e tortura de escravos, construído para ser um modelo de detenção do qual preso nenhum fugiria, tornando-se assim um campo de extermínio. Os presos, cada qual com sua história, estão sempre planejando a própria fuga, sem saber se vão acabar mortos pelos guardas ou pelo que os espera do lado de fora da Colônia.

O Prêmio São Paulo de Literatura de melhor livro do ano rendeu à escritora R$ 200 mil. 

Sobre a Série: Autores Brasileiros 

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers 

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

 

voltar