Compartilhar

Destinação Brasil: João Anzanello Carrascoza e Luize Valente participam da Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Destinação Brasil: João Anzanello Carrascoza e Luize Valente participam da Feira Internacional do Livro de Guadalajara

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara ocorre de 24 de novembro a 2 de dezembro e conta com a participação de 12 autores brasileiros no projeto Destinação Brasil. Entre eles, João Anzanello Carrascoza e Luize Valente, que marcam presença no evento com o apoio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento também recebe 15 editoras brasileiras, saiba mais aqui.

O Destinação Brasil é um projeto no qual autores nacionais são convidados para apresentar a diversidade do País durante os debates na programação da feira.  O programa é realizado desde 2012 por meio de uma parceria entre os organizadores, o Ministério da Cultura, o Ministério das Relações Exteriores, o Brazilian Publishers e o Prêmio São Paulo de Literatura.

“Não existiriam livros se não existissem escritores. O Destinação Brasil é muito especial para nós, porque o Brasil será representado pelos nossos autores, que são as pessoas responsáveis pela nossa literatura única, multicultural e cheia de talentos”, afirma Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers.

Autora de quatro livros, Luize Valente traz temas históricos em suas narrativas, como a história dos judeus convertidos ao cristianismo, a Segunda Guerra Mundial e a ascensão do nazismo na Alemanha.  Seu primeiro romance “O Segredo do Oratório” (2012) foi traduzido e publicado na Holanda pela Nieuw Amsterdam, com o título “De sleutel tot het familiegeheim”. Em 2015, a escritora publicou “Uma Praça em Antuérpia” que foi divulgado em Portugal pela editora Saída de Emergência.

Seu trabalho mais recente é a obra “Sonata em Auschwitz” (2017), que foi publicada em Portugal, França, Itália e Albânia. O livro alcançou o 1º lugar no top de vendas de livros lusófonos na rede FNAC Portugal, e o 2º lugar no top de vendas de livros de ficção em Portugal na rede de livrarias Bertrand – a mais antiga livraria do mundo.

“O Destinação Brasil é um grande espaço para o intercâmbio entre os autores, divulgação da língua portuguesa e apresentação da diversidade da literatura brasileira. A produção do mercado editorial brasileiro é formada por trabalhos de todas as áreas e gêneros literários, como os romances históricos”, disse Luize.

Um dos autores mais expressivos da literatura brasileira contemporânea, João Anzanello Carrascoza possui diversos livros publicados nos gêneros romance, contos, infanto-juvenil e não-ficção. O escritor estreou na literatura com “Hotel Solidão” (1994) e foi contemplado com diversos prêmios durante a sua carreira, como o Prêmio Jabuti, pela publicação de “O Volume do Silêncio” (2006) e “Aquela Água Toda” (2012); Prêmio Fundação Biblioteca Nacional com a obra “A Vida Naquela Hora” (2011); Prêmio Literário Biblioteca Nacional com o livro “Tempo Justo” (2016), Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com os títulos “Trilogia do Adeus” (2017), “A Estação das Pequenas Coisas” (2017), “Caixa de Brinquedos” (2017), entre outros.

Seu trabalho mais recente é o livro “Catálogo de Perdas” (2017), que traz diversas narrativas sobre perdas e é inspirado no acervo do Museum of Broken Relationships, localizado na Croácia, que reúne objetos de relacionamentos amorosos que foram doados após o término das relações. A obra foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria “Contos” e venceu o Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Confira a lista completa dos autores convidados para o programa Destinação Brasil aqui.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

 

voltar