Compartilhar

Brasileiro Guilherme Karsten ganha o BIB Plaque durante a Bienal de  Ilustração de Bratislava

Brasileiro Guilherme Karsten ganha o BIB Plaque durante a Bienal de Ilustração de Bratislava

O Brasil recebeu três reconhecimentos durante a Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia. O ilustrador Guilherme Karsten foi premiado com o BIB Plaque (placa de ouro) e duas editoras brasileiras receberam menção honrosa: a Positivo pela obra “Uma Casa para Morar”, de Daniel Cabral, e a Companhia das Letrinhas, graças à edição de “Apesar de Tudo”, do colombiano Dipacho.

Ambas as casas editoriais condecoradas são participantes do Brazilian Publishers — promovido pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os trabalhos de brasileiros foram escolhidos entre um universo de 3056 ilustrações de mais de 400 ilustradores de 47 países. A 27 edição da bienal BIB começou no dia 25 de outubro e é uma das mais antigas iniciativas dedicadas à ilustração de obras voltadas para o público infantojuvenil. O evento reúne exposições, oficinas, um simpósio internacional e premiações.

De acordo com Guilherme, a sensação de receber uma BIB Plaque é impressionante. “Eu não tinha a dimensão da importância deste prêmio. As inúmeras felicitações que recebi me colocaram a par da grandiosidade de estar entre os vencedores do BIB”, conta o escritor.

Guilherme é ilustrador e autor de obras como “Carona”, publicado em francês, inglês, chinês e coreano e com previsão para sair no Brasil em 2020 pela editora Companhia das Letrinhas. Ele também é responsável pelo título “Aaahhh!”, publicado na língua inglesa e coreana e com lançamento previsto no Brasil para o começo do ano que vem, pela Harper Collins.

O ilustrador concorreu com com André Letria (Portugal), Maja Kastelic (Eslovénia), Chiki Kikuchi (Japão) e Anat Warshavski (Israel) pela placa de ouro. Quem levou o Grande Prêmio da Bienal deste ano foi o iraniano Hassan Moosavi.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar