Compartilhar

Britta Mönch-Pingel:

Britta Mönch-Pingel: "Retratar um país em palavras e imagens por outros mundos é um extraordinário desafio"

Especializada na publicação de autores brasileiros no mercado alemão, a Girabrasil é comandada por Britta Mönch-Pingel. A publisher realiza uma palestra durante a programação especial da Feira do Livro de Frankfurt, no dia 18 de outubro das 12h às 12h30. Ela faz parte da delegação brasileira, que conta com o apoio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Mais importante evento do calendário editorial internacional, a feira alemã acontece entre 16 e 20 de outubro.

Britta vai  dividir uma área de talks  com a escritora Regina Drumond para falar sobre a importância da tradução de livros brasileiros vendidos no exterior. “Tenho o sentimento de gratidão, orgulho e felicidade em poder apresentar autoras e autores brasileiros e suas obras na Feira de Frankfurt, e assim cumprir com o compromisso de divulgar a literatura contemporânea brasileira”, explica a publisher.

Para ela, retratar um país em palavras e imagens e outras nações é um extraordinário desafio: “a exposição de obras e autores brasileiros no exterior é um cartão de visitas que deixamos, é um convite para abrir o interesse pela literatura brasileira”, ressalta. Como editora, diz acreditar na força da diversidade da nossa nação, tanto cultural, quanto literária. Para isso, procura mostrar ao público estrangeiro os traços culturais e as peculiaridades linguísticas e afetivo-emocionais do Brasil.

“Investimos também na publicação de livros bilíngues que atendam tanto o leitor estrangeiro interessado na língua portuguesa e na língua estrangeira, quanto – e mais importante ainda! – o leitor brasileiro no exterior, oferecendo assim uma ferramenta para cultivo de sua língua e identidade e para promoção e ensino para seu filhos”, finaliza.

Brasil em Frankfurt 2019

Nesta edição, 32 editoras brasileiras participaram do evento com o apoio do Brazilian Publishers. O estande do Brasil já tem mais de 10 nomes de peso confirmados na programação especial com palestras e performances.

Entre as  editoras da delegação brasileira, estão: Bonecker, Callis, Bibliomundi, DeRose, Ubook, Girassol, Melhoramentos, FTD Educação, Boitempo/Boitatá, Cedic International Inc., Faro Editorial, Editora do Brasil, Editora Unesp, Editora Blucher, Letras do Pensamento Editora, Ciranda Cultural, Companhia das Letras, Editora Loyola, Edusp, Carochinha, Arole Cultural, Editora IMEPH, Global Editora, DSOP Financial Education, TODOLIVRO, Editora Jaguatirica, Grupo AEditora Estação Liberdade, Editora Online, Nversos Editora, LIBRE- Dublinense e Biblioteca do Exército.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar