Compartilhar

“Carvoeirinhos”, de Roger Mello, chegará em terras norte-americanas pela editora Archipelago

“Carvoeirinhos”, de Roger Mello, chegará em terras norte-americanas pela editora Archipelago

O livro “Carvoeirinhos”, do escritor e ilustrador Roger Mello, chegará em outubro nos Estados Unidos pelo selo Elsewhere, da Archipelago Books. A obra foi publicada no Brasil em 2009 pela editora Companhia das Letrinhas, participante do Programa Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No livro, Roger apresenta a realidade do trabalho infantil em carvoarias sob o ponto de vista de um marimbondo. O inseto vê o mundo de cabeça pra baixo, quase ao pé do ouvido do leitor, mostrando a tragédia motivada pelo desenfreado sistema econômico.

As ilustrações do artista captam com sensibilidade a dura vida de crianças inseridas nesse universo. De acordo com Roger Mello, é preciso contar histórias que, assim como “Carvoeirinhos”, incomodam. “Mas é um incomodar que nos faz humanos”, explica.

Para compor “Carvoeirinhos”, o autor se inspirou no poema de Manuel Bandeira “Meninos Carvoeiros”, de 1921. As viagens de carro de Brasília à Bahia que fazia junto à sua família, nas quais se deparava com fornos de produtoras de ferro gusa, também foram material para sua criação.

“Foi um desafio escrever essa história de um modo ficcional. Aí vem a figura do marimbondo, que faz também uma casa de barro. Na verdade, esse narrador pode tudo, porque ele não é um personagem humano. Ele pode olhar o aspecto humano sem julgar. Ao mesmo tempo, ele enche a história de ficção”, conta.

O autor declara ainda estar feliz com o fato de “Carvoeirinhos” ser lançado na língua inglesa. “É um tema global e entrar nesse mercado viabiliza um novo olhar para essa história”, finaliza.

Esta não é a primeira vez que o autor tem um título pulicado nos Estados Unidos. O primeiro, “Todo Cuidado é Pouco”, foi premiado pela ALA (American Library Association). O próximo título de Roger Mello com previsão de sair no mercado norte-americano é  “João Por um Fio”, também pela Archipelago Books.

Roger Mello nasceu em Brasília, em 1965, e tem 11 livros publicados pela Companhia das Letras. O autor é ganhador de dois prêmios Jabuti, na categoria ilustração e literatura infanto-juvenil; do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen 2014, na Categoria Ilustrador, além de outras premiações de renome.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

 

voltar