Compartilhar

Da Bahia para o mundo: Caramurê é a nova editora participante do Brazilian Publishers

Da Bahia para o mundo: Caramurê é a nova editora participante do Brazilian Publishers

A Caramurê, editora especializada em autores baianos, acaba de iniciar sua jornada de internacionalização e entrar para o Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com mais de 20 anos de existência, a editora conquistou o mercado nacional com livros regionalistas, de escritores nascidos no estado da Bahia, no nordeste do Brasil. A Caramurê se consolidou no mercado editorial pela qualidade e design arrojados dos seus livros, como exemplo nas publicações de arte. Hoje, possui 50 títulos comercializados em seu catálogo.

De acordo com o artista plástico e fundador da casa, Fernando Oberlaender, a nova etapa da jornada da editora é trazer o DNA Caramurê para o mercado global. “Na medida que conseguimos nos firmar no mercado nacional, começamos a planejar expandir e dialogar com outras culturas. Hoje, a nossa missão filosófica é levar a Bahia para o mundo”, comenta.

Fernando explica ainda que a editora tem como aposta para conquistar os leitores internacionais nomes jovens, que fogem de estereótipos. Breno Fernandes (Mendax – o ladrão de histórias) e Saulo Dourado (Amar é uma conexão discada) são dois desses expoentes. “A Caramurê não caminha só para o que é típico. Por isso, cito o Breno e o Saulo, que seguem uma linguagem local, regional e pop”, conta.

Para o artista, as pessoas têm uma Bahia no imaginário que sempre remete ao Carnaval e à obra de Jorge Amado. Por isso comenta: “entramos no Programa para levar ao mundo essa Bahia viva, essa Bahia de hoje”.

Atualmente, o BP conta com 67 editoras brasileiras e estimula a participação de profissionais do mercado editorial brasileiro em eventos internacionais e o relacionamento com profissionais do exterior.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar