Compartilhar

Delegação brasileira gera US$ 450 mil em negócios durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Delegação brasileira gera US$ 450 mil em negócios durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara ocorreu de 24 de novembro a 2 dezembro e contou com a presença de 15 editoras brasileiras e 12 autores nacionais no projeto Destinação Brasil. Durante o evento, a delegação participou de reuniões individuais e coletivas que geraram US$ 450 mil em negócios fechados e expectativa para os próximos 12 meses.

A participação brasileira no evento foi uma ação conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Em comparação ao ano passado, tivemos um aumento de US$ 52 mil em fechamento de negócios. Isso só mostra que o trabalho de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro está gerando resultados positivos para as editoras brasileiras, ajudando a levar nossas obras ao público internacional. A literatura brasileira está viajando o mundo despertando o interesse de leitores internacionais”, aponta Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers.

As reuniões de negócios foram realizadas com profissionais do mercado editorial de diversos países, como Argentina, Colômbia, Espanha, Equador, Estados Unidos, México, Peru, Espanha, Canadá, Chile, Coréia do Sul, Portugal, Reino Unido, Suíça e Nicarágua.

 

Destinação Brasil: Autores brasileiros participam da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara contou com a presença de 12 escritores brasileiros no projeto Destinação Brasil, no qual autores nacionais são convidados para apresentar a diversidade do país durante os debates na programação da feira. Entre eles, Ana Paula Maia, João Anzanello Carrascoza e Luize ValenteConfira a lista completa dos autores convidados para o programa Destinação Brasil aqui. 

O programa é realizado desde 2012 por meio de uma parceria entre os organizadores, o Ministério da Cultura, o Ministério das Relações Exteriores, o Brazilian Publishers e Prêmio São Paulo de Literatura.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar