Compartilhar

Editor da Penguin Books USA vem ao Brasil para o 60º Prêmio Jabuti

Editor da Penguin Books USA vem ao Brasil para o 60º Prêmio Jabuti

O 60º Prêmio Jabuti acontece nesta quinta (8) e conta com a participação internacional de Christopher Richards, editor da Penguin Books USA, uma das editoras finalistas da categoria “Livro Brasileiro Publicado No Exterior”. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento será realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Ao todo, a premiação teve 1963 obras inscritas em 18 categorias.

A categoria “Livro Brasileiro Publicado No Exterior” foi inserida na premiação em 2017 e faz parte de um trabalho de exportação do conteúdo editorial brasileiro realizado pelo Brazilian Publisher – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Fiquei bastante comovido com “Mãos de Cavalo” (The Shape of Bones). É um livro que toca o coração e, como os outros romances de Daniel, traz uma sabedoria antiga. A Penguin Press é conhecida por promover vozes e ideias que têm a chance de moldar nossa cultura e abrir novos caminhos de pensamento para nossos leitores. Tenho o prazer de ver o reconhecimento de Daniel Galera e sua tradutora Allison Entrekin. Publicá-lo é um trabalho de amor e ficarei feliz se isso atrair mais a atenção para a cultura empolgante do Brasil” conta Christopher Richards, editor da Penguin Books USA.

A Penguin Books USA foi classificada para o Prêmio Jabuti por meio da publicação internacional de “Mãos de Cavalo”, de Daniel Galera. O romance apresenta o protagonista em três fases de sua vida: aos dez anos de idade, aos quinze e já adulto, vivendo uma crise conjugal. Com sensibilidade e pungência dos relatos, Daniel constrói uma belíssima história sobre a perda e a culpa na formação de uma identidade.

“Fico muito feliz que a edição estrangeira é finalista do Jabuti. “Mãos de Cavalo” é um livro que combina muitas coisas. Uma parte da narrativa é inspirada nos bairros em que eu cresci, e a outra envolve questões de identidade. Nasceu de uma vontade de reconstituir”, explicou Daniel.

Além de participar do evento, Christopher vai aproveitar a sua vinda ao Brasil para realizar reuniões com profissionais da Câmara Brasileira do Livro e da Companhia das Letras, editora que publicou “Mãos de Cavalo”.

Categoria “Livro Brasileiro Publicado No Exterior”

Além da Penguin Books USA, outras sete editoras internacionais disputam o prêmio: Anacaona Éditions, Editions Buchet/Chastel, Éditions Sarbacane, Kafka Kitap, Restless Books e Tilbury House Editores. Saiba mais sobre elas aqui.

Em 2017, o grande vencedor dessa categoria foi a edição da Penguin Random House UK de “Um Copo de Cólera”, do autor Raduan Nassar. Em segundo lugar, ficou “Enigmas da Primavera” publicado pela editora Dalkey Archive Press, com autoria de João Almino, e, em terceiro, “O Irmão Alemão”, de Chico Buarque, divulgado pela Penguin Random House UK, da empresa holandesa De Bezige Bij.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar