Compartilhar

Editora Pushkin Press é finalista na categoria internacional do Jabuti com edição de “Meu Pé de Laranja Lima”

Editora Pushkin Press é finalista na categoria internacional do Jabuti com edição de “Meu Pé de Laranja Lima”

Editora Pushkin Press concorre ao 61º Prêmio Jabuti, que acontece no dia 28 de novembro, na cidade de São Paulo, graças à publicação no mercado britânico do clássico brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima”. A publisher é uma das cinco finalistas da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que premia edições internacionais de títulos escritos por autores brasileiros. 

O site do Brazilian Publishers — projeto setorial fruto de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — conversou com o Daniel Seton, editor na Pushkin, sobre a indicação a um dos mais tradicionais prêmios literários brasileiros.  

Para Daniel, “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, é um dos maiores clássicos da literatura infantil do mundo. Ele explica que o livro ficou fora das prateleiras do Reino Unido por décadas. “Eu acho que desde os anos 70 o livro não tem uma edição em inglês. Isso é quase meio século, tempo demais”, conta.

O editor tomou conhecimento da obra graças à sua esposa, que é turca: “era o livro preferido dela quando criança. Quando ela me recomendou, eu imediatamente pensei em trazê-lo de volta para as livrarias inglesas”.

As expectativas do editor para a premiação são altas, ele acredita que por estar concorrendo com uma edição de um livro tão especial, como o do autor de José Mauro de Vasconcelos, tem chances de levar a estatueta para casa. 

“Estamos muito honrados e animados pela indicação. Principalmente por tratar-se de um dos mais prestigiosos prêmios literários do Brasil. Além disso, estamos contentes de ser nomeados pela primeira vez na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior”, finaliza. 

A Pushkin Press concorre neste ano com outras quatro editoras: Charco Press, Penguin Random House UK/Allen Lane, Suhrkamp Verlag e Éditions Métailié. Publishers representantes das casas internacionais foram convidados para conferir de perto a premiação deste ano. 

Para saber mais sobre os finalistas das outras categorias, clique aqui

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar