Compartilhar

Escritora nigeriana Ayobami Adebayo confirma participação na Flip 2019

Escritora nigeriana Ayobami Adebayo confirma participação na Flip 2019

A organização da 17ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) anunciou a participação da autora Ayobami Adebayo na programação do evento, que ocorre de 10 a 14 de julho em Paraty, Rio de Janeiro. Durante a sua formação, Ayobami foi aluna de Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood, e estreou na literatura com o título “Fique Comigo”, que foi publicado em diversos países e citado nas listas de melhores livros de 2017 por veículos como The New York Times e The Guardian.

A obra consolidou Adebayo como uma importante voz na narrativa feminista nigeriana e a escritora recebeu indicações a prêmios como o Baileys Women’s Prize for Fiction, do qual foi finalista, e o prêmio Dylan Thomas de 2018.

“A escrita de Ayobami Adebayo é viva e cativante, o livro é desses que você não consegue largar. É uma história muito comovente e emocionalmente forte sobre relações familiares. Essa narrativa, somada às questões sobre tradição e modernidade, masculino e feminino que aparecem no livro, criam uma grande estreia literária”, afirma Fernanda Diamant, curadora do Programa Principal da 17ª Flip.

Ambientado na Nigéria das décadas de 1980 e 1990, época turbulenta de golpes militares, “Fique Comigo” trata do casamento entre os personagens Yejide e Akin. Tecendo reflexões sobre o patriarcalismo na sociedade nigeriana, desvela o dilema causado por conta da impossibilidade do casal de ter filhos e a pressão familiar em introduzir mais uma esposa na relação, já que no país, a poligamia é socialmente aceita.

Para o arquiteto Mauro Munhoz, diretor geral e artístico do Programa Principal da Flip, “a literatura africana contemporânea começa a chegar no Brasil para um público mais amplo agora. É da natureza da Flip ajudar a arquitetar essa ponte entre a Nigéria e os leitores brasileiros, como aconteceu com a vinda de Chimamanda Ngozi Adichie, em 2008, que arrebatou a plateia e logo se firmou como uma das mais importantes vozes da atualidade”.

Fonte: Flip

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

voltar