Compartilhar

Exposição apresenta acervo de artista brasileiro que ilustrou livros de Dostoiévski

Exposição apresenta acervo de artista brasileiro que ilustrou livros de Dostoiévski

A relação de ilustradores e escritores sempre produziu grandes obras na história da literatura mundial. Entre elas, estão quatro títulos do autor Fiódor Dostoiévski que foram ilustrados pelo artista brasileiro Oswald Goeldi e fazem parte da mostra “Goeldi e Dostoiévski”. A exposição fica em cartaz até 24 de março na Galeria Vitrine, em Brasília.

Organizada pela Caixa Cultural, a mostra apresenta 94 obras produzidas por Oswald, entre 1944 e 1953, que ilustraram algumas edições de “Humilhados e ofendidos” (1861), “Memória do subsolo” (1864), “O idiota” (1869) e “Recordações da casa dos mortos” (1862). Os livros com os desenhos do ilustrador foram publicados apenas na Rússia.

Além das gravuras e ilustrações, a mostra exibe os livros originais que receberam os desenhos do artista. Em nota divulgada no site, a organização da exposição explica que “as obras de Goeldi capturam a essência de cada romance retratando o cotidiano dos personagens descritos e são consideradas uma contribuição importante para a iconografia do escritor”.

voltar