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Nielsen Book é a nova responsável pela pesquisa que monitora o mercado editorial brasileiro

Nielsen Book é a nova responsável pela pesquisa que monitora o mercado editorial brasileiro

A performance do mercado editorial brasileiro não será mais apurada e medida pelo Instituto Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe). A partir deste ano, a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro está nas mãos da Nielsen Book, que já monitora o comércio de livros no Brasil desde 2013, assim como realiza levantamentos semelhantes em outros lugares do mundo como Reino Unido, Nova Zelândia e Índia. 

A mudança foi anunciada pelas entidades que encomendam e coordenam a pesquisa: a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL). Elas garantem que as editoras não sentirão diferenças em relação à nova gestão e o processo de apuração de dados.

A ideia é dar mais destaque ao conteúdo digital do mercado editorial brasileiro na próxima edição da pesquisa. De acordo com comunicado sobre a mudança, a CBL e SNEL adiantam que os critérios de análise continuam os mesmos. O modelo de questionário consolidado ao longo dos últimos também segue dando o tom da pesquisa. 

A Nielsen Book é um instituto de pesquisa de origem inglesa. A entidade estuda consumidores em mais de 100 países, oferecendo uma visão mais completa das tendências e dos hábitos de leitura ao redor do mundo. 

A pesquisa do mercado editorial brasileiro, em específico, analisa as publicações de livros, dispondo o ano anterior como base. O estudo apresenta também a performance do mercado como um todo e de cada um dos seus quatro subsetores: Didáticos; Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP); Obras Gerais e Religiosos.

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