Compartilhar

Pesquisador brasileiro ganha prêmio da Universidade de Algarve

Pesquisador brasileiro ganha prêmio da Universidade de Algarve

Professor brasileiro Paulo Henrique Faria Nunes recebeu prêmio português Manuel Guerreiro, distribuído anualmente pela Universidade do Algarve. O doutor em ciência política pela Universidade de Liège, na Bélgica, e professor da PUC de Goiás ganhou o reconhecimento durante a cerimônia comemorativa do 40º aniversário da instituição, graças à publicação do livro “A Institucionalização da Pan-Amazônia” (Editora Casa dos Autores). 

O prêmio é destinado à obra publicada, livro ou tese de doutoramento que contribua para o desenvolvimento científico em uma das áreas de conhecimento da Universidade — artes, comunicação e património; ciências sociais e educação; ciências e tecnologias da saúde; ciências exatas e naturais; economia, gestão e turismo; engenharias e tecnologias.

A obra vencedora analisa os principais fatores da diplomacia pan-amazônica. De caráter multidisciplinar, o livro disseca o que a floresta tropical representa e quais são os seus trunfos e os seus motivos de preocupação, além de refletir sobre a gestão dos recursos naturais. 

Durante o discurso de agradecimento pelo prêmio, o autor falou sobre a importância do reconhecimento: “é um grande incentivo à comunidade científica brasileira, em especial àqueles que se dedicam às questões ambientais e à Amazônia”.

Além de “A Institucionalização da Pan-Amazônia”, o professor também tem publicado os livros “Direito internacional público: introdução crítica” (Juruá, 2015); “Integração sul-americana” (Edição do autor, 2011); “Direito internacional: introdução crítica” (Asoec, 2011); “O pensamento político de Thomas Hobbes” (Simplíssimo, 2010) e “Meio ambiente & mineração” (Juruá, 2006).

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar