Compartilhar

Quadrinhos sobre a história de Palmares chega a Portugal

Quadrinhos sobre a história de Palmares chega a Portugal

Mais uma obra brasileira ganha destaque além-mar e é selecionada para fazer parte do Plano Nacional de Leitura de Portugal. O livro Angola Janga – uma história de Palmares (Editora Veneta) faz parte de um catálogo online que disponibiliza ao leitor português o título brasileiro.

O principal objetivo do PNL é disseminar a literatura, seja ela lusitana ou estrangeira. Os livros indicados no programa são de uma seleção prévia realizada pelas próprias editoras. As obras ficam disponíveis em um catálogo online da Rede de Bibliotecas de Lisboa. O programa é uma recomendação semestral de um conjunto de livros selecionados com o objetivo principal de aumentar os hábitos e os índices de leitura da população.

Vencedor do Prêmio Jabuti 2018, na categoria Histórias em Quadrinhos, Angola Janga é um romance gráfico escrito e desenhado por Marcelo D’Salete.  “É um trabalho sobre o Quilombo dos Palmares, com mais de 400 páginas. Ele surgiu depois de mais de 10 anos de pesquisa a partir dos principais livros sobre Palmares, e a partir do meu encantamento sobre essa história”, conta o próprio autor da obra para o Brazilian Publishers. Quilombo de Palmares, conforme o escritor cita, ficou conhecido como o maior local de refúgio de escravos africanos e afrodescendentes que existiu na história da colonização do Brasil pelos portugueses. O espaço tornou-se um símbolo da luta e da resistência dos escravos.

Tamanha pesquisa foi desenvolvida e pensada para levar ao leitor o histórico de luta social do negro no Brasil. Na obra, estão personagens relevantes da história de Palmares, como Ganga Zumba, Domingos Jorge Velho, Ganga Zona e diversos homens e mulheres que compõe o retrato de um momento tão relevante da história do Brasil.

“A ideia é falar sobre a saga de Palmares, de mais de 130 anos, e da experiência da diáspora (ou disseminação) negra na América, em sua busca por autonomia, por outras formas de compreender esse espaço e de se organizar socialmente”, ressalta Marcelo.

O escritor e ilustrador do livro tem a expectativa de que a obra, uma vez disponível online para leitores através do PNL, leve aos portugueses uma outra perspectiva sobre o Brasil e a própria relação entre Brasil e Portugal, focando em grande parte na presença da população negra na construção dessa história. 

Torto Arado

Recentemente, o Brazilian Publishers publicou que o livro Torto Arado, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, também entrou para a lista de selecionados ao Plano Nacional de Leitura de Portugal. Para ler mais sobre a obra, basta clicar aqui. 

Sobre o Brazilian Publishers 

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar