Compartilhar

Retrospectiva 2019: saiba quem foram alguns dos escritores brasileiros que deram o que falar

Retrospectiva 2019: saiba quem foram alguns dos escritores brasileiros que deram o que falar

Para fechar 2019, o site do Brazilian Publishers  – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — reúne uma seleção de escritores contemporâneos que estrelaram a Série Autores Brasileiros e ganharam destaque na produção editorial deste ano. 

A seleção inclui autores contemporâneos que figuraram em premiações, listas de mais vendidos e homenagens dos mais prestigiados eventos brasileiros. Estão entre as nossas sugestões as obras de Ana Maria Machado, Chico Buarque, Conceição Evaristo e Tatiana Salem Levy.

Confira um pouco mais sobre os nomes e não perca o perfil completo nos links:

Ana Maria Machado

Em 2019, a escritora completou 50 anos de produção literária. Ana Maria Machado já escreveu mais de 100 livros voltados para leitores de todas as idades. Desse número, 85 obras foram publicadas em 27 países como Alemanha, China, Colômbia, Cuba, Emirados, Rússia, Venezuela, entre outros. Para saber mais sobre sua trajetória, clique aqui.

Chico Buarque

Além de um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB), Chico Buarque é autor de 12 livros, que foram publicados em 25 países, como Croácia, Inglaterra, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros. O artista também ganhou o Prêmio Jabuti três vezes pela publicação dos títulos “Estorvo” (1991), “Budapeste” (2003) e “Leite Derramado” (2009). Neste ano, o artista entrou novamente para as listas de mais vendidos, desta vez com a obra “Essa Gente”, lançada pela Companhia das Letras. Para saber mais da carreira de Chico Buarque como escritor, clique aqui.

Conceição Evaristo

Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Conceição Evaristo recebeu o título de personalidade literária do ano pelo Prêmio Jabuti. As obras da escritora abordam aspectos relacionados à educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. Durante a sua carreira, a autora publicou romances, poesias e ensaios literários que alcançaram o público internacional. Leia mais sobre a trajetória da escritora aqui.

Tatiana Salem Levy

A escritora luso-brasileira vive entre o Rio de Janeiro e Lisboa. A PhD em Literatura estreou no mundo dos romances com “A Chave de Casa. O título foi um bestseller imediato traduzido para vários idiomas, além de render à autora o Prêmio São Paulo de 2008 na categoria Melhor Livro de Autor Estreante. Leia mais sobre ela aqui.

Sobre a Série: Autores Brasileiros 

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers 

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar