Compartilhar

Série Autores Brasileiros – Conceição Evaristo

Série Autores Brasileiros – Conceição Evaristo

As obras da escritora Conceição Evaristo abordam aspectos relacionados à educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. Durante a sua carreira, a autora publicou romances, poesias e ensaios literários que alcançaram o público internacional. Entre eles, a obra “Ponciá Vicêncio” (2014), que foi publicada na França e nos Estados Unidos.

Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Conceição Evaristo faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A narrativa de “Ponciá Vicêncio” (2014) descreve os caminhos, as marcas, os sonhos e os desencantos da protagonista. Conceição Evaristo descreve a trajetória da personagem da infância à idade adulta e analisa os afetos, os desafetos e o envolvimento de Ponciá com a família e os amigos. Durante as páginas do livro, a história aborda a questão da identidade da personagem, centrada na herança identitária do avô e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado.

O romance “Becos da memória” também foi traduzido para o francês. A autora apresenta a complexidade humana e os sentimentos profundos dos que enfrentam o desamparo, o preconceito, a fome e a miséria todos os dias e discute questões profundas da sociedade brasileira.

Conceição Evaristo também publicou “Poemas da recordação e outros movimentos” (2017), “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2011), “Olhos d’água” (2014), “Histórias de leves enganos e parecenças” (2016).

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar