Compartilhar

Série Autores Brasileiros: conheça a atriz e escritora Júlia Medeiros, vencedora do Jabuti em 2019

Série Autores Brasileiros: conheça a atriz e escritora Júlia Medeiros, vencedora do Jabuti em 2019

Júlia Medeiros é atriz e membro de uma das principais companhias brasileiras de teatro, o Grupo Ponto de Partida. Recentemente, a brasileira do estado de Minas Gerais, localizado no interior do país, se descobriu também escritora. Ela é a personagem desta semana da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A estreia da atriz no mundo da literatura foi com a obra “A Avó Amarela”, com ilustrações de Elisa Carareto. O livro foi publicado pela ÔZé Editora, que se tornou participante do Brazilian Publishers em 2019. 

Logo de cara, a obra da autora encantou ao público e aos críticos de literatura brasileiros. A obra venceu o renomado Prêmio Jabuti em 2019, na categoria na categoria Infantil. Além disso, Júlia ganhou o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como escritora revelação, e o livro também recebeu o selo “Altamente Recomendável”, da mesma instituição, que o levou para a Feira de Bolonha no ano passado.

Poética e bem humorada, a obra trata da relação de uma neta com sua avó, trazendo ao leitor o gostinho de infância e saudade. São lembranças da própria Júlia sobre a avó Esmeralda, num texto poético, delicado, criativo e sensível. 

Tudo indica que o sucesso da obra vai levá-la mundo afora. Zeco Montes, o editor da Ozé Editora, conta que pretende trabalhar no processo de internacionalização do título. Essa é uma das razões pelas quais a casa editorial escolheu participar do Brazilian Publishers, em 2019.

Sobre a Série Autores Brasileiros 

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade. 

Sobre o Brazilian Publishers 

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

 

voltar