Compartilhar

Série Autores Brasileiros: conheça a obra de Tatiana Salem Levy

Série Autores Brasileiros: conheça a obra de Tatiana Salem Levy

Tatiana Salem Levy é escritora luso-brasileira que vive entre o Rio de Janeiro e Lisboa. A PhD em Literatura estreou no mundo dos romances com “A Chave de Casa. O título foi um bestseller imediato traduzido para vários idiomas. Ela é a personagem desta edição da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“A Chave de Casa” foi publicado no Brasil em 2007 pela Editora Record e, em Portugal, pela Livros Cotovia. O livro foi publicado ainda na França, Itália, Espanha, Romênia, Turquia, Austrália e valeu à autora o Prêmio São Paulo de 2008 na categoria Melhor Livro de Autor Estreante. Também foi finalista do Prêmio Jabuti e do Zaffari&Bourbon.

Em grande parte autobiográfica, o título conta a história emocionante que abrange três gerações, três continentes e dialoga sobre questões contemporâneas de uma maneira bastante incomum. No romance, quando seu avô turco lhe dá a chave de uma casa em Esmirna, o narrador inicia uma fascinante viagem ao passado. Enquanto seus avós judeus tiveram que fugir da inquisição em Portugal para a Turquia, no Brasil, seus pais foram perseguidos como comunistas. Presa em lembranças não próprias, a jovem é assombrada pelo presente, descobrindo quem ela realmente é – e quem ela quer ser.

Após ser celebrada pela crítica nacional e internacional, a tradutora e doutora em Estudos de Literatura retorna, em 2011, pela editora Record, com um romance ao mesmo tempo intenso e delicado que fala do impulso amoroso e da espera romântica.

“Dois rios” nasceu da paixão de Tatiana pelo mar e da vontade de inseri-lo em suas tramas, sempre baseadas em algo que toque sua vida. O livro se divide em duas partes distintas, correspondendo a cada uma delas uma diferente voz narrativa e uma diferente perspectiva. Como os dois rios que dão título ao romance e que se fundem no mar, a voz dos dois irmãos que narram a história funde-se numa só realidade: a da paixão por uma mesma mulher.

Depois disso, a autora lançou, em 2013, “Tanto Mar”, pela Editora Galera Record; depois, em 2014, veio “Paraíso”, pela Editora Foz e, por fim, “O Mundo não vai acabar”, pela Editora Livraria José Olympio.

Prêmios

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar