Compartilhar

Série Autores Brasileiros: Cristiane Costa

Série Autores Brasileiros: Cristiane Costa

Formada em Jornalismo e com mestrado e doutorado em Comunicação, Cristiane Costa é autora de dois livros que abordam a profissão, como “Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil” (2005) e “Sujeito oculto” (2014), que utiliza o plágio como recurso literário. Mas, não é só isso, a escritora também produziu obras de ficção, não-ficção e infanto-juvenil.

Premiada com a Bolsa Petrobras de Literatura e Bolsa Vitae de Literatura, Cristiane faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Meu trabalho mais significativo sem dúvida foi o ‘Pena de aluguel’, que se tornou uma referência no tema jornalismo e literatura. Comercialmente, os livros que fizeram mais sucesso foram voltados para adolescentes e eu adoro falar para este público. O título ‘Coisas que eu diria à minha filha’ foi publicado em Portugal e foi muito divertido ver como traduziram certas expressões. No livro há uma série de notas de rodapé explicando termos como ‘na marra’, ‘dar uns amassos’, ‘pagar mico’. Nenhum acordo ortográfico dá conta disso”, conta a autora.

“Coisas que eu diria à minha filha se ela topasse ouvir” (2003) discute diversos temas que fazem parte da adolescência, mas que os jovens não perguntam aos pais. Voltado para este mesmo público, a autora publicou “Amor Sem Beijo”(1998), uma narrativa que tenta explicar porque deixamos de viver os sentimentos mais fortes e verdadeiros com intensidade, por meio da história de Marquinhos e Cris.

O mais recente trabalho da autora foi “China made in Brasil” (2015). Disponível em português e chinês, o livro reportagem aborda a história, a cultura, a gastronomia, a economia e os avanços nas relações entre o Brasil e a China.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar