Compartilhar

Série Autores Brasileiros – Marcelo D’Salete

Série Autores Brasileiros – Marcelo D’Salete

Professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos, o paulistano Marcelo D’Salete começou sua carreira em 2008, quando publicou o livro Noite Luz (Via Lettera Editora) no Brasil e na Argentina, com histórias urbanas envolvendo uma casa noturna. Dez anos depois, venceu o Prêmio Eisner com a HQ “Cumbe” (2014) e, em 2017, foi contemplado com o Prêmio Jabuti, na categoria Histórias em Quadrinhos, com “Angola Janga” – seu trabalho mais recente. Durante a sua carreira, Marcelo também publicou “Encruzilhada” (2016), que aborda violência, juventude negra e discriminação em grandes cidades.

O autor traça sua carreira sobre temas reflexivos referentes à história e importantes na sociedade contemporânea. “Cumbe”, por exemplo, traz histórias sobre africanos escravizados, sua cultura e seus costumes, e chegou a ser publicado em Portugal, França, Itália, Áustria e EUA pelas editoras Polvo, Çà et Là, BeccoGiallo, Bahoe Books e Fantagraphics, respectivamente. A inspiração para escrevê-lo surgiu enquanto Marcelo fazia um curso sobre história do Brasil com foco na população negra e traz histórias sobre africanos escravizados, sua cultura e seus costumes. Além do Prêmio Eisner, o livro foi indicado ao prêmio brasileiro HQmix em 2015 nas categorias desenhista, roteirista e edição nacional; ao Rudolph Dirks Awards (Alemanha) em 2017 na categoria roteiro, e selecionado para o Plano Ler+ para leitura em escolas de Portugal.

Para a produção do livro, Marcelo fez intensas pesquisas históricas sobre o período escravocrata, o Brasil Colonial e os conflitos entre portugueses, indígenas e africanos trazidos de Congo e Angola. As informações recolhidas foram o suficiente para que ele pudesse escrever mais uma obra: “Angola Janga – uma história dos Palmares”. A intenção do autor nesta HQ era contar a história dos Palmares indo além do Zumbi, trazendo outros personagens também importantes, como Ganga Zumba, Ganga Zona e governadores.

“Entender um pouco mais sobre esses personagens é importante para compreendermos a diversidade dentro de Palmares, as tentativas estratégicas de autonomia dessas pessoas, e a proximidade e conexão direta entre Brasil, Portugal e Angola. Algumas batalhas que estavam acontecendo em Angola repercutiam diretamente no que iria acontecer com o Brasil, já que muitos desses africanos vinham para cá”, complementa o quadrinista.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar