Compartilhar

Títulos da Companhia das Letras são publicados na Itália e em Portugal

Títulos da Companhia das Letras são publicados na Itália e em Portugal

Recentemente, dois títulos da Companhia das Letras alcançaram novos leitores no exterior: o romance “A Resistência” (2015), de Julián Fuks, que foi publicado na Itália pela editora Quarup; e o infantil “Eleição dos Bichos” (2018), que foi divulgado em Portugal pela  Penguin Random House.

Com mais de cinco mil títulos em seu catálogo, a Companhia das Letras faz parte do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Inspirado na própria história de Fuks, “A Resistência” (2015) apresenta memórias pessoais, sociais e políticas a partir da narrativa de sua família, que se exilou no Brasil para fugir da ditadura da Argentina. Em busca das próprias origens, Julián também aborda sua relação com o irmão mais velho, que foi adotado.

A obra foi contemplada com o Prêmio Saramago (Portugal), Prêmio Anna Seghers (Alemanha) e Prêmio Jabuti (Brasil) na categoria Romance e Livro do Ano. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, a premiação é o maior evento do mercado editorial brasileiro e já contemplou autores como Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu, entre outros.

Com seis meses de publicação, o infantil “Eleição dos Bichos” (2018) já tinha seus direitos cotados por mais de dez editoras dos Estados Unidos. A narrativa traz a história dos animais que vivem na floresta e estão cansados do abuso do leão. Após descobrir que o rei da floresta desviou água do rio para construir uma piscina na própria toca, os bichos decidem convocar uma nova eleição para definir outro governante. A obra foi produzida pelos autores e ilustradores André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar