Compartilhar

Vitor Tavares é o novo presidente da Câmara Brasileira do Livro

Vitor Tavares é o novo presidente da Câmara Brasileira do Livro

Os associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) elegeram o novo corpo diretivo na última terça (26). O grupo estará à frente da entidade durante o biênio 2019/2020 e será presidido por Vitor Tavares, que foi diretor e vice-presidente da CBL por cinco gestões e esteve presente nas duas vezes em que  o Brasil foi convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt. Tavares também é CEO da Distribuidora & Livraria Loyola.

Com a plataforma “Unidos em defesa do livro e desenvolvimento do setor”, a chapa tem como principais objetivos a atualização da gestão da CBL, manutenção de parcerias e relações com o governo, relações com o mercado e com autores, editores e leitores. “Em 2018, o Brazilian Publishers – projeto desenvolvido em parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – alcançou o valor total de US$ 2.002.272,79 em negócios realizados e isso só aponta o quanto os esforços pela internacionalização do conteúdo editorial brasileiro geram resultados positivos. Pude participar de diversos eventos internacionais e a presença brasileira é realmente um diferencial para a expansão do mercado literário nacional. Por este motivo, é essencial para nós intensificarmos as ações do projeto e apoiar cada vez mais as editoras que fazem parte do Brazilian Publishers”, explica o presidente eleito.

“Há mais de oito anos, tenho acompanhado, como diretor da CBL e empresário do setor, os desafios vividos pelo mercado editorial e livreiro. Em um ambiente de total transformação de hábitos e formas de leitura, boas e novas experiências de consumo.  Novos modelos de negócios e de gestão devem nortear o nosso trabalho, para alcançarmos os principais objetivos da CBL: o desenvolvimento do setor sempre com foco nos seus associados e no fortalecimento do livro e da leitura”, acrescenta Vitor.

Uma das metas centrais da diretoria eleita é apoiar na regulamentação da lei que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita, apoiar e organizar feiras de livros no Brasil por meio da campanha “Livro bom é livro nas mãos do leitor e lidos por todos”, incentivar as vendas de direitos autorais e a comercialização de livros físicos.

Além disso, o grupo pretende apresentar, monitorar, contestar ou defender os projetos de leis que tenham como objetivo prejudicar ou defender o livro e o setor editorial.

“Sabemos do enorme desafio que iremos enfrentar: olhar o setor como um todo, pensar e realizar ações relevantes e determinantes para nos reinventarmos e fortalecermos frente à crise política e econômica que enfrentamos. Reposicionar o livro nessa nova realidade, apoiar o mercado editorial e livreiro, buscar incentivos e inovação implicarão em muito trabalho e gestão inteligente para reorganizar nossa indústria”, afirma Vitor.

Confira abaixo a composição da nova diretoria da CBL:

Presidente   – Vitor Tavares – Distribuidora & Livraria Loyola

Vice – Presidente  Administrativo e Financeiro
Diego Drumond – Faro Editorial

Vice – Presidente  de Comunicação
Luciano Monteiro – Grupo Santillana

Vice – Presidente Secretário
Hubert Alqueres – Edições de Janeiro

Diretores Editores
Gerson Luiz Barbosa Ramos – Editora Planeta
Iã Paulo Ribeiro – Edições Sesc São Paulo
Antonio Erivan Gomes – Telos Editora  –  Suplente
Paulo Vicente Ruiz de Las Heras Moregola – Edições Loyola – Suplente

Diretores Livreiros
Alexandre Mendonça Martins Fontes  – Livraria Martins Fontes
Marcus Teles Cardoso de Carvalho – Livraria Leitura
Valdecir Conte – Livraria Paulus  –  Suplente
Ricardo Beanzatto Shinyashiki – Gente  Livraria e Editora  – Suplente

Diretores Distribuidores
Julio Cesar Augusto Sesma da Cruz  – Catavento Distribuidora de Livros
Paulo Victor de Carvalho Oliveira – Inovação Distribuidora de Livros
José Alencar Mayrink – Distribuidora Editora Lê – Suplente
Marcos Pedri  – Distribuidora Curitiba de Papeis e Livros  – Suplente

Diretores Creditistas
Marcus Vinicius Barilli Alves – Melhoramentos Editora
Karine Pansa –  Girassol Brasil Edições
Roberto Ferreira Leal – Rovelle Edição e Comercio de Livros– Suplente
Adrien Duarte  –  Panini Brasil  – Suplente

Confira aqui a plataforma de trabalho da chapa Unidos em defesa do livro e desenvolvimento do setor.

voltar