62º Prêmio Jabuti divulga os finalistas da primeira fase

27/10/2020

No dia 22 de outubro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os 10 finalistas de cada uma das 20 categoria da mais importante premiação do livro brasileiro, o Prêmio Jabuti. Dentre os 200 finalistas, encontram-se 10 autores independentes, além de 117 selos editoriais diferentes, que foram selecionados por 60 jurados com formações diversas e profundo conhecimento do universo literário.

Na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, foram divulgados os cinco títulos que concorrem à estatueta: Bazar Paraná (Benvirá/Saraiva/Somos Educação, Hentrich & Hentrich), Callíope, a escrava de Atenas, (Letras Jurídicas / Letras do Pensamento, Ekdóssis Okeanos – Εκδόσεις Ωκεανώς), Com que roupa irei para a festa do rei? (Editora do Brasil, Gerbera Ediciones), Fuga (FTD Educação, Educactiva Ediciones S.A.S), e Lorde (Grupo Editorial Record, Two Lines Press)

A premiação recebe inscrições de obras dos mais diversos gêneros, que são divididos em 20 categorias e dentro de 4 eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Em 2020, o Prêmio Jabuti recebeu 2.599 inscrições, 20% a mais do que no ano anterior.

Segunda fase e a cerimônia

Uma nova lista com cinco finalistas por categoria será divulgada no dia 5 de novembro pelo site do prêmio: www.premiojabuti.com.br. Já os vencedores de cada uma das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão anunciados em cerimônia de premiação online, que será transmitida ao vivo nas redes sociais da CBL, no dia 26 de novembro de 2020. 

O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 5 mil e a estatueta do prêmio, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior que receberá somente a estatueta. Haverá também um(a) grande vencedor(a) do Jabuti, que poderá ser tanto uma obra de Ficção quanto de Não Ficção. Concorrem ao prêmio de Livro do Ano, no valor de R$ 100 mil, os vencedores das categorias dos eixos Ensaios e Literatura.