7ª edição da Publishing Fellowship de Istambul está com inscrições abertas até 24 de dezembro

19/11/2021

Quem quiser participar da 7ª edição da Publishing Fellowship de Istambul tem até o dia 24 de dezembro para se inscrever. Organizado pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, o programa acontece de 8 a 10 de março de 2022, no Grand Cevahir Hotel & Convention Center, em Istambul. 

O objetivo é reunir 400 editores de cerca de 100 países, promovendo encontros para negociação de direitos autorais e de traduções. Segundo  Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e gerente do programa de Internacionalização Brazilian Publishers, realizado em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a presença da delegação brasileira já é tradição no evento. 

“Há um grande intercâmbio nessas reuniões e temos bastante sinergia para a negociação de direitos. Além disso, há alguns incentivos importantes para tradução, como o TEDA, um programa de bolsas que visa promover a publicação de literatura turca, bem como obras sobre a arte e cultura do país em outros idiomas. Ainda é realizado um Prêmio de Direitos Autorais”, comenta a executiva, que fez parte da delegação que participou da última edição.  

Em 2022, as reuniões serão organizadas tanto de forma presencial quanto online. Os auxílios são divididos em três modalidades: ouro, prata e bronze. Todas incluem almoço, jantar, transfers do aeroporto, participação nos seminários e rodadas de negócios e suporte de tradução durante as atividades. Ao pacote prata, adiciona-se hospedagem e café-da-manhã, enquanto o ouro ainda inclui a passagem aérea. A seleção acontece por uma comissão especializada.

Para se inscrever ou ter mais informações sobre o programa, acesse fellowship.istanbul.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.