3ª edição da Jornada Profissional da Bienal do Livro de São Paulo promove mesas de discussão e rodadas de negócios

20/06/2022

Entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2022,  acontece a Jornada Profissional da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A terceira edição da iniciativa é promovida pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

Neste ano, a jornada será, assim como a Bienal, presencial. O programa, além de organizar a vinda de representantes de 20 editoras estrangeiras ao Brasil para  sessões de matchmaking, também promove mesas de discussão a respeito do mercado editorial.  

Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers, não poderia estar mais realizada com a iniciativa:  “A Jornada Profissional é um projeto enriquecedor que promove diversas oportunidades de negócios e networking entre as editoras participantes. O programa possibilita o estreitamento de relações entre profissionais e casas editoriais do mundo todo e estamos entusiasmados de realizá-lo mais uma vez de maneira presencial”, cita ela com empolgação. Fernanda acrescenta que a estimativa é a de as editoras brasileiras realizarem USD 400 mil em negócios durante os próximos 12 meses. 

Já Vitor Tavares, presidente da CBL, comenta sobre a participação de casas editoriais portuguesas na Jornada: “Separamos 10 vagas para editoras de Portugal. A ideia é prestigiar ainda mais o país, que é o grande homenageado desta edição da Bienal. Será uma oportunidade de estendermos essa celebração entre as nações para o universo dos negócios”.

Programação

Na quarta-feira, dia 29 de junho, haverá a primeira mesa do programa intitulada “O Mercado em Língua Portuguesa– desafios e oportunidades: um overview sobre os mercados de livros no Brasil, Portugal e África Lusófona”. A discussão abordará um breve panorama para a internacionalização, como as principais dificuldades enfrentadas para a venda de direitos nos três países, os pontos fracos para cada um, e quais seriam as soluções encontradas para estes desafios. Também serão discutidos quais são os programas de apoio à tradução existentes em cada mercado e o que eles representam para as vendas internacionais. A mesa contará, ainda, com a mediação da agente literária, Juliana Faria, e a presença de Sandra Tamele, da Trinta Zero Nove de Moçambique, Graça Dimas, da Livros Horizonte de Portugal, e Gil Sales, da Editora do Brasil.

Já na quinta-feira, dia 30, acontece a mesa “Os programas internacionais de fellowship e sua importância para os negócios no mercado editorial”, que discorrerá sobre como os programas de fellowship internacionais funcionam, quais oportunidades eles oferecem para o mercado do livro, por que eles são tão importantes e como podem melhorar e atender mais pessoas. 

A mesa trará, ainda, três experiências diferentes: o fellowship de Istambul, que desde 2021 acontece de maneira híbrida, e a experiência da Feira de Frankfurt com o Invitation Programe. No mesmo dia também será realizado o keynote da presidente da International Publishers Association (IPA), Boudor Al Qasimi, que falará sobre o International Sustainable Publishing and Industry Resilience Plan (InSPIRe), uma iniciativa da IPA para melhorar a cooperação em todo o espectro editorial, desde editores, livreiros e bibliotecas, até professores, empresas de tecnologia, reguladores e todos os demais.

Na sexta-feira, dia 1º de julho, os convidados internacionais visitam a editora FTD Educação, que faz parte do Brazilian Publishers, e também conhecem o parque gráfico da casa editorial. E por último, no dia 2 de julho, acontece a visita  à feira com a participação no Latin American Educational Publishers Forum (EPF Latam) pela manhã. No mesmo dia também ocorre a cerimônia oficial de abertura da Bienal, a partir das 17h.

Última edição

Em 2020, a ação aconteceu de maneira 100% online. Um total de 19 editoras brasileiras participaram das rodadas de negócios durante a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, realizando USD 133 mil negócios. As negociações são fruto das 114 reuniões realizadas junto às 30 casas internacionais, de países como Estados Unidos, Peru, Emirados Árabes e França, que marcaram presença no matchmaking. 

Confira abaixo a programação completa da 3ª Jornada Profissional e os convidados internacionais do evento:

Quarta-feira 29 de junho

08:30h – 09:00h Credenciamento

09:00h – 9:30h Abertura: Discursos do Vitor Tavares, presidente da CBL, e de representante da ApexBrasil

9:30h – 10:30h Mesa 1: O Mercado em Língua Portuguesa – desafios e oportunidades: um overview sobre os mercados de livros no Brasil, Portugal e África Lusófona. 

10:30h – 11:00h Coffee Break

11:00h – 12:30h Matchmaking

12:30h – 14:00h Almoço

14:00h – 18:00h Matchmaking

Quinta-feira, 30 de junho

09:00h – 10:00h Mesa 2: Os programas internacionais de fellowship e sua importância para os negócios no mercado editorial

10:00h – 10:30h Keynote Boudor Al Qasimi – Inspire

10:30h – 11:00h Coffee Break

11:00h – 12:30h Matchmaking

12:30h – 14:00h Almoço

14:00h – 18:00h Matchmaking

Sexta-feira, 1º de julho

10:00h – 12:30h Visita a editora

12:30h – 14:00h Almoço

14:00h – 17:00h Visita a distribuidora e livraria

Sábado, 2 de julho:

10:00h – 13:00h Visitação a feira EPF Latam (opcional)

13:00h – 14:30h Almoço

17:00h – 21:00h Cerimônia de Abertura

Convidados internacionais confirmados:

Ricardo Sánchez-Riancho | Textofilia Ediciones | México

Fernando Rojas Acosta | Panamericana Editorial LTDA | Colômbia

Mustafa Naci Turan | Damla Publishing | Turquia

Ranya Ismail Bakr | Al Arabi Publishing and Distributing | Egito

Cesar Alcides Ramos Sologaistoa | Editorial y Librerías Piedra Santa | Guatemala

Andrea López | El Hombre de la Mancha | Panamá

Jenny Carolina Lizarraga | Cinco Books Corp | EUA

Francisco Javier de la Rosa Falcón | La Letra y Actividades Culturales SL | Espanha

Mary Goreth Mbabazi | Furaha Publishers | Ruanda

Sandra Marília Tamele | Editora Trinta Zero Nove | Moçambique

Vasco Daniel Alves David Pereira | Assírio & Alvim | Portugal

Tânia Filipa Silvério Antunes Pinto Ribeiro | Imprensa Nacional | Portugal

Maria da Graça Barreiros Dimas Borges da Silva | Livros Horizonte | Portugal

Marcelo Ramires Araújo Teixeira | Parsifal | Portugal 

Maria Clara Mira Capitão | Penguin Random House Portugal | Portugal

Lúcia Lima de Pinho e Melo | Quetzal Editores | Portugal

André Morgado | A Seita | Portugal

Nuno André Proença Vaz Seabra Lopes | Zestbooks | Portugal

Leonard Porter Anderson III | Publishing Perspectives | Estados Unidos

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.