
Realizada entre os dias 30 e 31 de agosto, a quarta edição da Jornada Profissional resultou em mais de USD 700 mil em novos negócios, entre vendas de direitos autorais (USD 200 mil) e expectativas para os próximos meses para as editoras participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento foi sediado pela primeira vez durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, com o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
A iniciativa contou com a participação das empresas brasileiras Ciranda Cultural, Devir, Cafezal, Voz de Mulher, Ler Editorial, Caraminhoca, Blucher, LCG Editora, Quase Oito, CLB Produções, Eiros, AllBook, Charme, Abroad Books, Árvore, BIBLIEx – Biblioteca do Exército, Biruta, CEDIC Internacional – Bom Bom Books, Editora do Brasil, Elementar, FTD Educação, Global Editora, LVM Editora, Melhoramentos, Pallas Editora, Panda Books, Pingo de Luz, Prêmio Internacional Destaque Nordeste, Rua do Sabão, SESC SP, Telos Editora, UNESP e VR Editoras.
Durante as mais de 320 reuniões de negócios realizadas, os editores brasileiros tiveram a oportunidade de negociar a venda de direitos autorais diretamente com representantes de empresas do mundo todo, como Fundalectura (Colômbia), Penguin Random House Colômbia (Colômbia), Instituto Português (Eslováquia), Trinta Zero Nove (Moçambique), Al Arabi Publishing (Egito), Interzona (Argentina), AZ Editora (Argentina), Rey Naranjo (Colômbia), Cinco Books (Estados Unidos), Secretaria de Educação Pública do México (México), Xact Books (Índia), Prakash Books (Índia) e VR Editora (Argentina).
Além das rodadas de negócios, os participantes acompanharam também uma programação de palestras sobre os principais temas do mercado literário mundial, como desafios e oportunidades da circulação da literatura latino-americana. No dia 1º de setembro, os convidados estrangeiros realizaram uma visita à Bienal Internacional do Livro Rio, também organizada pelo Programa Brazilian Publishers.
Sevani Matos, presidente da CBL, discursou na abertura do evento e agradeceu a presença de todos os participantes. Segundo ela, foi muito gratificante poder encontrar representantes de editoras estrangeiras de tantos países diferentes interessados no que o Brasil tem a oferecer para a literatura. Ela afirma ainda ter confiança de que a próxima edição, que acontecerá durante a Bienal Internacional de São Paulo, em 2024, irá atrair ainda mais profissionais do mundo inteiro.
Para Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers “a frequente participação brasileira nas principais feiras literárias mundiais também tem atraído profissionais do mundo inteiro para oportunidades como essa, que oferecem a chance de negociar a compra de direitos autorais diretamente com algumas das principais editoras brasileiras da atualidade”.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Desde sua criação, o projeto já ajudou mais de 100 empresas brasileiras a darem os primeiros passos na internacionalização, além de contribuir para a disseminação da literatura brasileira no mercado editorial global por meio de ações como o Catálogo de Livros e Direitos Autorais e uma categoria no tradicional Prêmio Jabuti dedicada a reconhecer editoras internacionais que publicam livros brasileiros. Para participar, basta acessar www.brazilianpublishers.com.br/associe-se, preencher o formulário e enviar o termo de adesão assinado.
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as suas ações são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior.