4ª Jornada Profissional reunirá mais de 40 editores nacionais e internacionais para rodadas de negócios na Bienal do Livro Rio

25/08/2023

Nos dias 30 e 31 de agosto, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro sediará pela primeira vez reuniões entre editores brasileiros e internacionais durante a 4ª Jornada Profissional. Os encontros serão promovidos pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — com o apoio da Bienal do Livro Rio e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Estarão representadas nas rodadas de negócios as empresas brasileiras Ciranda Cultural, Devir, Cafezal, Voz de Mulher, Ler Editorial, Caraminhoca, Blucher, LCG Editora, Quase Oito, CLB Produções, Eiros, AllBook, Charme, Abroad Books, Árvore, BIBLIEx – Biblioteca do Exército, Biruta, CEDIC Internacional – Bom Bom Books, Editora do Brasil, Elementar, FTD Educação, Global Editora, LVM Editora, Melhoramentos, Pallas Editora, Panda Books, Pingo de Luz, Prêmio Internacional Destaque Nordeste, Rua do Sabão, SESC SP, Telos Editora, UNESP e VR Editoras.

Elas terão a oportunidade de negociar a venda de direitos autorais de livros brasileiros diretamente com representantes de empresas do mundo todo, como Fundalectura (Colômbia), Penguin Random House Colômbia (Colômbia), Instituto Português (Eslováquia), Trinta Zero Nove (Moçambique), Al Arabi Publishing (Egito), Interzona (Argentina), AZ Editora (Argentina), Rey Naranjo (Colômbia), Cinco Books (Estados Unidos), Secretaria de Educação Pública do México (México), Xact Books (Índia), Prakash Books (Índia) e VR Editora (Argentina).

Além das rodadas de negócios, os participantes poderão ainda acompanhar uma programação de palestras sobre os principais temas do mercado literário mundial. Serão elas “Licitações no Mercado Colombiano e Mexicano: Desafios e Oportunidades”, que acontece no dia 30; e “Desafios e Oportunidades da Circulação da Literatura Latino-Americana”, no dia 31, com a mediação de Sônia Machado Jardim, presidente do Grupo Editorial Record. No dia 1º de setembro, os convidados estrangeiros terão ainda a oportunidade de realizar uma visita à Bienal Internacional do Livro Rio, também organizada pelo Programa Brazilian Publishers.

“Poder encontrar editores internacionais e negociar a venda de direitos autorais diretamente com eles sem precisar sair do país é uma excelente oportunidade para muitos profissionais brasileiros do mercado editorial”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “É uma honra enorme poder contar com o apoio e parceria da Bienal do Livro Rio e do SNEL nesta quarta edição da Jornada Profissional”, conclui.

Para Rayanna Pereira, coordenadora de Relações Internacionais da CBL e do Brazilian Publishers, esta edição da Jornada Profissional promete aumentar a visibilidade da literatura brasileira no mercado internacional: “Além de contarmos com a participação de representantes de tantas editoras estrangeiras, receberemos a visita do jornalista norte-americano Porter Anderson, do site de notícias sobre o mercado literário Publishing Perspectives, que acompanhará todo o evento”, afirma.

A edição passada da Jornada Profissional aconteceu durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e resultou em mais de USD 650 mil em novos negócios e expectativas para os meses seguintes, entre vendas de livros e direitos autorais. Ao todo, 20 representantes de editoras estrangeiras estiveram no Brasil para uma agenda de reuniões com mais de 40 editoras brasileiras. Na ocasião, foram promovidas também mesas de discussão a respeito do mercado editorial.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.