“A Hora da Estrela”, clássico de Clarice Lispector, ganha nova edição e capa nos Estados Unidos

Matéria BP Clarice
08/07/2020

No dia 6 de outubro, um verdadeiro clássico da literatura brasileira, “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, vai ganhar uma nova edição nos Estados Unidos pela editora New Directions Publishing. O relançamento do último livro da escritora faz parte das comemorações de seu centenário, que no Brasil está sendo celebrado pela editora Rocco.

Com tradução do americano Benjamin Moser para o inglês, o livro ainda traz uma nova capa com uma foto inédita da escritora. Nela, como conta o biógrafo, Lispector “redesenhou” alguns traços de seu rosto com caneta, a fim de melhor seu perfil. “Adorei saber que até a grande Clarice foi tão vaidosa quanto qualquer um no Instagram,” disse Moser em uma publicação no Instagram, onde anunciou a novidade. A capa tem arte finalizada por Paul Sahre.

Além de sua tradução, a obra também conta com prefácio de Colm Toibin e um ensaio especial pelo filho de Clarice, Paulo Gurgel Valente. A sinopse oferecida pela New Directions diz: “A devastadora e última obra da maior escritora moderna do Brasil, ‘The Hour of the Star’ conta a história assustadora de Macabéa — uma datilógrafa que vive nas favelas do Rio — mal alimentada, doentia e mal amada, mas livre por dentro.”

O livro já está em pré-venda na Amazon americana.

Benjamin Moser

Autor de “Clarice”, a biografia mais conhecida da escritora, Moser também é colunista de novos livros na Harper’s Magazine e colaborador frequente no The New York Times. Atualmente, Benjamin também se dedica ao ativismo animal.

Clarice Lispector

Entre suas obras, além da novela “A Hora da Estrela”, estão títulos como os romances “A Maçã no Escuro” (1961) e “Água Viva” (1973), os contos “A Legião Estrangeira” (1964) e “Felicidade Clandestina” (1971), entre muitos outros. Além da literatura adulta, Lispector também lançou livros infantis durante a carreira premiada — a escritora ganhou o prêmio Jabuti em 1961 e 1978, além de vários outros.

Saiba mais sobre o centenário de Clarice nesta entrevista com a editora Rocco.