Após impacto internacional de “O Sol Na Cabeça”, Geovani Martins participa da Feira do Livro de Frankfurt

26/09/2018

O escritor brasileiro Geovani Martins lançou seu primeiro livro “O Sol Na Cabeça” em março de 2018 e a obra já teve os seus direitos vendidos para dez países, como Inglaterra, Itália, França, Portugal, Espanha, Holanda e China. Após o grande interesse internacional, o autor vai marcar presença na próxima edição da Feira do Livro de Frankfurt durante a mesa “Los Novíssimos – Nova Literatura da América Latina”, que ocorre em 11 de outubro, das 13h às 14h (horário de Frankfurt) com Ariana Harwicz e Mike Wilson (Argentina), Antonio Ortuño (México), Pilar Quintana (Colômbia) e mediação de Corinna Santa Cruz.

Além de Geovani, os autores João Paulo Cuenca e Bianca Santana participam do evento por meio do apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ministério da Cultura e Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Pela primeira vez em Frankfurt, o escritor espera conhecer o mercado literário da América Latina e discutir sobre as publicações atuais. “Sinto que narrativas diferentes surgem a cada dia e ganham cada vez mais visibilidade. Gostaria de saber se isso acontece na América Latina como um todo. Acho que há um novo público se formando e ele espera se reconhecer nas histórias”, disse o autor.

“O Sol na Cabeça” reúne 13 contos e traz voz para diversos personagens que vivem dentro de um cenário à margem da sociedade: as favelas cariocas. Todos os textos são marcados por um ritmo de oralidade, que mistura o aspecto formal da escrita e a linguagem informal dos personagens, apresentando suas personalidades e o cenário onde vivem. “A partir do momento em que faço a escolha dos meus personagens, tento que a linguagem deles seja uma extensão de quem são. Já recebi algumas críticas quanto ao uso de gírias no livro, mas acredito que todas as palavras são possíveis, porque o nosso registro de fala é inusitado e toda palavra pode ser inusitada. Realmente dou importância a como vai soar a voz dos meus personagens”, explicou Geovani.

Atualmente, o autor trabalha na pesquisa do seu segundo livro, que não tem previsão de publicação.

Feira de Frankfurt 2018 conta com a participação de editoras brasileiras

O Brazilian Publishers organiza a participação de 23 editoras nacionais durante a 70ª edição da Feira do Livro de Frankfurt. Em 2017, a delegação brasileira comercializou US$ 680 mil durante o evento e em expectativas de negócios fechados para os 12 meses seguintes. Esse valor foi 9,67% maior comparado ao evento de 2016. Este ano, as expectativas de negócio são de US$ 650 mil em venda de direitos autorais e de livros físicos. Saiba mais sobre a participação brasileira aqui.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.