Série Autores Brasileiros – Anielizabeth

Anielizabeth Ilustradora
11/06/2021

A ilustradora brasileira Anielizabeth é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Anielizabeth irá representar o Brasil na Feira do Livro de Bolonha, ministrando um workshop virtual sobre ilustração infantil com atividades práticas. “Foi uma surpresa tão linda nestes tempos tão melancólicos!”, contou a ilustradora em conversa com o Brazilian Publishers.

Anielizabeth participa da feira há 10 anos e, em 2014, participou de um debate sobre as relações entre texto e imagem a convite da CBL. “Neste momento ainda pandêmico, com o evento em formato virtual, poder contribuir com este workshop é muito simbólico e muito emocionante”, completa a ilustradora. O workshop estará disponível na plataforma online do evento entre os dias 14 e 18 de junho.

A ilustradora também já publicou seus desenhos em um livro lançado pela Girassol, que faz parte do BrazilIan Publishers. O título é “Para ninar os pequeninos com Carinho”, e escrito por Regina Drumond.

Carreira

A ilustradora iniciou sua trajetória no ramo infantil como professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, aos 18 anos. Através da conexão cada vez maior com os livros, a artista foi se aproximando da ilustração. “Um dia fiquei hipnotizada com um trabalho do Roger Mello. E pensei: é isso que eu quero fazer da vida, mas nem imaginava como começar”, conta Anielizabeth. “Até então, eu estudava design de moda e queria ser figurinista. Mas o encanto com a ilustração e a redescoberta de tantos escritores que eu amava na infância acabaram por me engajar no trabalho de formação de leitores”, completa.

Como inspiração, a artista cita nomes como Cecília Meirelles, Vinícius de Moraes, Ziraldo e Chico Buarque, autores brasileiros que a acompanharam durante sua jornada na educação.

Enquanto dava seus primeiros passos na ilustração, Anielizabeth se especializou em Literatura Infantil pela UFRJ, em 2007. No mesmo ano, foi convidada para ilustrar um livro que acabou não sendo publicado. “Então, a editora entregou nas mãos da Sandra Pina, que escreveu uma história para elas. Assim, nasceu meu primeiro livro: o Bambalalão, senhor capitão, que hoje está fora de catálogo”, conta a ilustradora. Também naquele ano, ela assinou as ilustrações de “Quem é, quem é? Baile à Fantasia”, de Anna Claudia Ramos, da editora DCL.

Com o passar dos anos, Anielizabeth marcou presença em feiras e eventos internacionais com seus workshops e palestras. Ela também estudou ilustração na tradicional Scuola Internazionale de Illustrazione Stepan Zavrel, em Sàrmede, na Itália. “Agora me dou conta que atuo no mercado há 22 anos como mediadora de leitura e há 14 anos como ilustradora. Uau! O tempo passa e a gente nem se dá conta!”, completa.

De seu vasto catálogo, Anielizabeth destaca a Coleção Primeira Infância, que conta com seis livros escritos e ilustrados por ela, editados pela Cortez Editora. “A coleção foi elaborada a partir das rodas de conversa e de leitura com alunos, pais e equipe da creche que dirigi e de muitas reflexões com a equipe da Cortez sobre a necessidade de um material nacional que falasse diretamente com as nossas crianças”, explica. “Eu queria livros nos quais os pequenos leitores pudessem reconhecer sua rotina: mexer o corpo, olhar no espelho, brincar com formas, cores, letras e números. Toda criança pequena faz isso, seja na creche, na escola ou em casa”, finaliza a artista.

Além desta participação na Feira de Bolonha, Anielizabeth também participou da Feira do Livro de Guadalajara, ambos a convite do Brazilian Publishers.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.