Autores brasileiros e livros vencedores do Prêmio Jabuti estarão na 39ª Feira do Livro de Gotemburgo

26/09/2023

A Feira do Livro de Gotemburgo, um dos maiores eventos literários do mundo e o maior da Escandinávia, acontece este ano entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. Realizada anualmente na cidade sueca, a feira atrai milhares de visitantes, incluindo autores, editores, leitores e amantes da literatura de todo o mundo. Na edição deste ano, o Brasil será representado pelos autores Jeferson Tenório e Otávio Júnior, além da ilustradora Luiza de Souza, conhecida como Ilustralu.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoverá um estande do país através do projeto Brazilian Publishers, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, a Feira do Livro de Gotemburgo desempenha um papel crucial na promoção da leitura e do intercâmbio literário em todo o mundo: “Feiras literárias como a de Gotemburgo são um importante ponto de encontro para profissionais do setor editorial, oferecendo oportunidades para negócios, networking e discussões sobre tendências no mundo dos livros. Na edição deste ano, além de autores renomados, teremos o prazer de levar também para o estande do Brasil nossa “Jabuteca”, uma exposição de livros vencedores do Prêmio Jabuti, como “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, “Tupinilândia”, de Samir Machado de Machado e “Jorge Amado: Uma Biografia”, de Joselia Aguiar, afirma.

Segundo Rayanna Pereira, coordenadora de Relações Internacionais da CBL e do Brazilian Publishers, a Feira do Livro de Gotemburgo é um evento cultural significativo, no qual autores de renome internacional participam de palestras, debates e sessões de autógrafos. Ela afirma ainda ter certeza que os autores convidados terão muito a contribuir para a programação do evento e para a promoção da literatura brasileira em um mercado tão importante.

A agenda dos autores brasileiros em Gotemburgo irá incluir diversas atividades, como entrevistas, sessões de autógrafos, visitas a escolas, seminários e mais. Confira a seguir, em detalhes, a agenda de cada autor brasileiro durante o evento:

28/09 – Quinta-feira

9h | Otávio Júnior – Visita a escola.

15h30 | Jeferson Tenório – Tarde de autógrafos no estande da editora Tranan.

29/09 – Sexta-feira

10h30 | ​Jeferson Tenório – Entrevista com a agência de notícias TT News Agency.

11h30 | ​Otávio Júnior – Apresentação do livro “Da Minha Janela” com a narração em sueco por Gabriella Teixeira, no palco “En liten scen”.

17h | Jeferson Tenório – Conversa com a escritora sueca de origem curda Balsam Karam, no palco do estande do jornal Aftonbladet. 

30/09 – Sábado

11h | ​Jeferson Tenório – Seminário “The Consequences of racism”, no qual o autor terá uma conversa com a autora sueca de origem Sápmi Ann-Helén Laestadius, moderada por Isatou Aysha Jones.

01/10 – Domingo

11h | Otávio Júnior – Teatrinho para crianças no estande do Brasil, com Maria Clara Neto Andersson.

13h50 | Luiza de Souza (Ilustralu) – Apresentação do livro “Arlindo” no palco de quadrinhos e fantasia, com moderação da ilustradora sueca Natalia Batista.

Sobre a CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as suas ações são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.

No Brasil, a entidade criou e mantém alguns dos mais importantes eventos literários do país, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além da maior e mais tradicional premiação do livro brasileiro, o Prêmio Jabuti. Anualmente, a CBL publica estudos que trazem panoramas do mercado do livro no país, como as pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e sua série histórica, além de Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Desde sua criação, o projeto já ajudou mais de 100 empresas brasileiras a darem os primeiros passos na internacionalização, além de contribuir para a disseminação da literatura brasileira no mercado editorial global por meio de ações como o Catálogo de Livros e Direitos Autorais e uma categoria no tradicional Prêmio Jabuti dedicada a reconhecer editoras internacionais que publicam livros brasileiros. Para participar, basta acessar www.brazilianpublishers.com.br/associe-se, preencher o formulário e enviar o termo de adesão assinado.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior.