Série autores brasileiros: especial Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Guilherme Karsten

22/07/2022

Guilherme Karsten é um ilustrador e autor de livros infantis, natural da cidade de Blumenau, situada no sul do Brasil. Ele é também o destaque desta edição da “Série Autores Brasileiros: especial Clube de Leitura ODS” – projeto apoiado pelo Brazilian Publishers – uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O escritor teve a obra “Carona”, publicada pela editora Companhia das Letrinhas em 2020, selecionada para figurar no catálogo do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU). O livro consta na categoria 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Consumo e Produção Responsáveis.

O título, que venceu o Prêmio Jabuti 2021 na categoria ilustração, conta a história de um surfista indo à praia pegar umas ondas e aproveitar o dia de sol. Durante o caminho, ele encontra um mergulhador, um herói, um jacaré e até mesmo um ladrão. Na narrativa recheada de ilustrações vivas e divertidas, o leitor vai descobrindo quantos personagens inusitados cabem no carro do surfista e a grande aventura do personagem durante o trajeto até chegar ao seu destino.

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa selecionou 176 títulos nacionais e publicados em português, que englobam os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Os livros listados no catálogo são destinados ao público infanto-juvenil e têm como objetivo divulgar obras literárias que incentivem reflexões sobre os temas abordados nos ODS. Além disso, o material também é uma ferramenta de apoio aos professores para introduzir e ensinar esses temas aos alunos.

Carreira e trajetória

Karsten possui livros publicados no Brasil, na América Latina, Europa e Ásia. Além do público de pequenos leitores, o artista também ilustra livros para outros escritores. Guilherme é autor de diversos livros como “Aaahhh!”, “Uma canção”, “Agora!”, “A Caçada”, entre outros.

O artista tem uma carreira consagrada, tendo ganhado diversos prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti 2021, o concurso Novos Ilustradores Livraria da Vila (2010), o Selo Cátedra 20 da Unesco (2017) e a menção honrosa no concurso Planeta Tangerina em Portugal (2017). Também foi finalista do Nami Concours, na Coréia do Sul (2018). Além disso, foi o único brasileiro premiado no BIB 2019 (Biennial of Illustrations Bratislava), na Eslováquia.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.