Série Autores Brasileiros: Laurentino Gomes

Laurentino Gomes
19/02/2021

Laurentino Gomes é o destaque da Série Autores Brasileiros desta semana. A iniciativa pertence ao Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nascido em Maringá, no Paraná, o escritor de 64 anos de idade ficou conhecido por “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, livro que abre a trilogia de obras sobre a história da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Com essa obra, Laurentino venceu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2008 e, no mesmo ano, foi eleito o Melhor Ensaio pela Academia Brasileira de Letras.

Ainda na série, estão os livros “1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado” (2010) e “1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República do Brasil” (2013). A obra “1822…” foi eleita Livro do Ano na categoria de Não Ficção da 53ª Edição do Prêmio Jabuti de Literatura.

Em sua trilogia, Gomes discorre de forma leve e didática sobre os primeiros anos do Brasil, passando por pontos da história como a chegada das caravelas portuguesas, a Proclamação da República e o fim da Monarquia. Sua escrita com ritmo de contação de histórias foi responsável por levar um conhecimento mais profundo sobre esses fatos a um público muito maior e, em 2008, a Revista Época chegou a elegê-lo uma das 100 pessoas mais influentes do país.

Além das obras citadas, Laurentino ainda iniciou, em 2019, uma nova trilogia onde fala sobre a época da Escravidão no Brasil. O primeiro livro se chama “Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, e os dois restantes chegarão nos próximos anos, antes do bicentenário da Independência do Brasil. A obra recebeu o Prêmio Jabuti 2020 na categoria Biografia, Documentário e Reportagem.

Formação

O escritor se formou em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo. Em sua carreira, trabalhou ainda como repórter e editor no jornal Estado de São Paulo, e foi diretor-superintendente da Editora Abril.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.