Série Autores Brasileiros: Lulu Lima

Lulu Lima
26/03/2021

A autora baiana Lulu Lima é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Lulu nasceu em Salvador, na Bahia, e desde muito cedo percebeu que tinha um dom para a criação. Antes da literatura, fez da publicidade a sua casa e passou 15 anos trabalhando em agências de grande porte entre a Bahia e São Paulo. Sua mais antiga paixão, porém, era a de histórias infantis — quando resgatou este sentimento, escreveu seu primeiro livro, “Menina da Voz Amarela”, que seria lançado em 2016. A sua editora, Mil Caramiolas, veio de forma natural enquanto Lulu se aventurava pelo mundo da literatura infantil.

Além de escrever livros, a autora e empresária também realiza eventos de contação de história e faz oficinas de criatividade para os pequenos. Hoje, a Mil Caramiolas é a única editora que faz livros 100% personalizados para escolas, instituições e diversas marcas do segmento infantil.

Em suas histórias, Lulu sempre insere um tom fantástico para encantar as crianças, além de uma narrativa criativa e sensível. Suas tramas já tiveram letras desaparecendo do alfabeto, um pai maior que sua casa, uma fada do dente baguela e por aí vai. Entre seus principais títulos, estão “Menino Baleia”, “O Feijão Fujão”, “A Coruja Que Me Contou” e mais.

Lulu Lima além mar

A autora acaba de levar um livro da Mil Caramiolas pela primeira vez ao exterior. Como contamos nessa matéria aqui, “A Coruja Que Me Contou” foi traduzido ao alemão e francês, e será vendido na Alemanha, França e Suíça. “Ela se apaixonou pela abordagem criativa e pela proposta do livro de estimular, de uma forma bem própria e bem prática, a imaginação das crianças”, diz Alizée Dalbert, da editora Helvetiq, que assinou o contrato com a brasileira.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.