Série Autores Brasileiros: Lygia Fagundes Telles

Lygia Telles Fagundes
12/03/2021

Lygia Fagundes Telles, considerada a “dama da literatura brasileira”, é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Hoje com 97 anos, Lygia começou sua estrelar carreira em 1938, quando lançou o livro de contos “Porão e Sobrado” aos 15 anos de idade. Já à época começou a chamar atenção com sua escrita, que se desenvolveu e virou ícone do pós-modernismo. Suas obras mais conhecidas retratam temas como a morte, o amor, o medo e a loucura, mas também se aventurou pela fantasia.

Em 1949, Lygia lançou seu terceiro livro de contos, “O Cacto Vermelho”, premiado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Afonso Arinos. Foi apenas em 1954, porém, que um de seus livros a levou de fato à fama: “Ciranda de Pedra”, clássico da literatura brasileira, foi lançado sob aclamação de crítica e público em 1954.

Em seu vasto catálogo de livros, ainda estão títulos históricos como “As Meninas” (1973), “Seminário dos Ratos” (1977), “Durante Aquele Estranho Chá” (2002), “Passaporte para a China” (2011), “Verão no Aquário” (1964), “Mistérios” (1981), “As Horas Nuas” (1989) e “Invenção e Memória” (2000).

Reconhecimento

Nos anos de 1966, 1974, 1996 e 2001, Lygia Fagundes Telles foi vencedora do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira. E em 2016 foi homenageada como Personalidade Literária da premiação.

Sua maior conquista viria em 2005, quando foi anunciada a vencedora da 17ª edição do Prêmio Camões, a maior láurea concedida a escritores de países que falam português. Lygia também foi a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Nobel da Literatura.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.