Série Autores Brasileiros: Ruth Rocha

Ruth Rocha
01/04/2021

Ruth Rocha, um dos maiores nomes da literatura infantil no Brasil, é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros, em uma edição especial em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de abril. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A autora de 90 anos começou sua história com os livros ainda criança, influenciado principalmente pelo seu avô, Ioiô, que lia histórias dos irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen, de Charles Perrault e mais. Porém, foi a leitura de “As reinações de Narizinho e Memórias de Emília”, de Monteiro Lobato, que de fato introduziu Ruth neste universo.

Formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, foi aluna do autor de “Raízes do Brasil”, o historiador Sérgio Buarque de Holanda. Foi na Revista Recreio que começou sua jornada profissional com o público infantil, escrevendo a série de contos “Romeu e Julieta”, além de trabalhar como coordenadora do departamento de publicações infanto-juvenis da editora Abril.

Em 1976, lançou seu primeiro livro “Palavras, muitas palavras”, que a colocou nos holofotes da literatura infantil. Depois vieram “Marcelo, Marmelo, Martelo”, seu best-seller e um dos maiores sucessos editoriais do país, com mais de 70 edições e 20 milhões de exemplares vendidos. Também publicou “O reizinho mandão”, livro que foi incluído na “Lista de Honra” do prêmio internacional Hans Christian Anderson. Destacam-se também “Nicolau tinha uma ideia”, “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril” e “Uma história de rabos presos”, entre muitos outros.

Honras

Em sua carreira de mais de 50 anos, Ruth Rocha já recebeu oito prêmios Jabuti. Além disso, também tem troféus da Academia Brasileira de Letras, Associação Paulista dos Críticos de Arte, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e mais. Em 2008, a autora foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.No total, são mais de duzentos títulos publicados, e suas obras foram traduzidas em 25 idiomas.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.