Série Autores Brasileiros – Vilma Arêas

Vilma Arêas
06/05/2021

A escritora e ensaísta Vilma Arêas é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Sua estreia na literatura foi em 1972, mas foi em 1976 que deu seu pontapé inicial na ficção com o lançamento de “Partidas”. Os próximos anos ainda trariam obras como “Na tapera de Santa Cruz: uma leitura de Martins Pena” (1987), “A terceira perna” (1992), “Aos trancos e relâmpagos” (1998), “Clarice Lispector: com a ponta dos dedos” (2005), “Vento sul: ficções” (2011) e mais.

Vilma nasceu em Campos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e aos 85 anos, além de escritora, é professora de literatura brasileira na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No seu trabalho, que conecta educação e literatura, destaca-se a  pesquisa sobre a obra da escritora brasileira Clarice Lispector.

Prêmios

Vilma é vencedora de três prêmios Jabuti ao longo de sua carreira, com suas obras “Aos Trancos e Relâmpagos” (1998), “A Terceira Perna” (1992) e “Um Beijo por Mês” (2018), o mais recente.

A escritora também já recebeu um prêmio Alejandro José Cabassa (44º aniversário da União Brasileira de Escritores) por “Trouxa Frouxa” (2000), e, em 2005, o Prêmio APCA por “Clarice Lispector: com a ponta dos dedos” (2005).

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.