Brasil marca presença digital nas feiras internacionais do mercado editorial

22/06/2021

Em 2021, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai desenvolver diversas atividades virtuais em uma programação paralela e também dentro da agenda oficial dos maiores eventos literários do mercado internacional.

“Ainda em 2020, o Brazilian Publishers mostrou o seu protagonismo, lançando um aplicativo que possibilita a realização de rodadas de negócios virtuais, leva informações e treinamentos para editores e facilita a participação do Brasil nas principais feiras internacionais em formatos digitais. Em 2021, vamos seguir utilizando essas ferramentas para levar a literatura brasileira para o mundo”, comenta Fernanda Dantas, gerente de Relações Internacionais da (CBL).

“A participação do Brazilian Publishers em grandes eventos internacionais potencializa a criatividade, o profissionalismo e o conteúdo da literatura brasileira, e fortalece a cadeia produtiva dos livros nacionais”, complementa Vitor Tavares, presidente da CBL.

Na feira do livro de Bolonha, de 14 a 17 de junho, o Brazilian Publishers realizou  sessões de matchmaking entre seus associados e compradores internacionais em uma plataforma 100% digital. Além disso, dois webinars falaram sobre o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa. Como parte da agenda oficial do evento, houve ainda um workshop de ilustração, com a ilustradora brasileira Anielizabeth. O vídeo do workshop esteve disponível no site oficial do evento, e ao longo de toda a semana.

Na Feira do Livro de Londres, de 22 de junho a 01 de julho, também haverá sessões de matchmaking virtual entre as editoras participantes do Brazilian Publishers e compradores internacionais. Na agenda oficial do evento, o Brazilian Publishers falou sobre iniciativas brasileiras no mercado de livros acessíveis, no espaço Industry Insights. Na plataforma da feira, o Brasil também tem um estande virtual.

No segundo semestre 

Ainda que com um cenário um pouco incerto, o Brazilian Publishers já se prepara para desenvolver atividades virtuais durante alguns dos mais importantes eventos internacionais do período. A começar pela Feira do Livro de Bogotá, em agosto, que deve contar com rodadas de negócios online. Na feira do Livro de Frankfurt, em outubro, o Brazilian Publishers promoverá uma ampla participação online com rodadas de negócios e espaços na programação oficial do evento.

Na Feira do Livro de Guadalajara, que acontece no final de novembro e com uma programação híbrida, o Brazilian Publishers também terá uma grande participação digital, com rodadas de negócios e outras atividades. 

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.