Série Autores Brasileiros: Conheça a vencedora do Livro do Ano do Prêmio Jabuti 2020

27/11/2020

A escritora brasileira Cida Pedrosa ganhou o Prêmio Jabuti 2020, na categoria Livro do Ano com a obra Solo para Vialejo. Ela é a personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Lançada em 2019, a obra é um longo poema-lírico que retrata a diáspora dos negros, índios, homens e mulheres oprimidos que saíram do litoral para o Sertão após a chegada dos brancos. “Ao celebrar e refletir esse período, faço um link sobre a música sertaneja e o blues”, conta Cida. Vialejo – como é chamada a gaita no interior – foi o instrumento que Cida ganhou do pai na infância mas nunca tocou. A música negra perpassa a poesia juntando o blues aos ritmos sertanejos. “Este livro é minha entrega com a literatura. Este livro é porque as palavras e os sons da minha memória não cabiam mais na minha cabeça, e tinham que se espraiar nas páginas de um livro”, concluiu Cida ao vencer o Livro do Ano do Prêmio Jabuti 2020.

Além da obra vencedora do Jabuti, Cida também escreveu Claranã (2015) e As filhas de Lilith (2009), ambos selecionados pelo Prêmio Oceanos de Literatura. Os poemas deste último foram transformados no curta-metragem Olhares sobre Lilith, dirigido por 26 vídeo-artistas pernambucanas.

Sua última obra, lançada apenas em formato digital, foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. A autora fez dos seus passeios diários com seu cachorro um momento de observação de Recife, onde mora. Estesia, substantivo feminino que descreve as sensações, é um retrato do seu olhar sobre a cidade, suas felicidades e tristezas.

Cida nasceu em Bodocó, na região do Sertão do Araripe, no estado de Pernambuco. Deixou essa região no final da década de 1970, aos 14 anos, e partiu rumo à capital Recife para estudar. Advogada e poeta, tem dez livros de poemas publicados, e ainda tem participação em antologias de poemas e contos no Brasil e exterior.

  

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.