Brazilian Curators: confira as indicações de leituras de Paulo Moregola

19/11/2020

Paulo Moregola, diretor da Edições Loyola, editora e gráfica especializada em obras religiosas, é o profissional que participa do Brazilian Curators desta semana. A iniciativa é promovida pelo Brazilian Publishers, programa de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo a pesquisa Mercado Editorial – Produção e Vendas 2019, realizada pela CBL e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e desenvolvida pela Nielsen Brasil, o setor dos livros religiosos foi o que mais cresceu nos últimos 10 anos no Brasil. Esse nicho de mercado se mantém estável ao longo dos anos, e outros estudos também indicam que a Bíblia está entre os livros mais lidos no país.

Segundo Moregola, “um dos motivos é que a leitura da Bíblia é um livro referência para reflexões diárias, além da ligação afetiva às características culturais do povo brasileiro, independente da classe social, faixa etária e grau de escolaridade”.

Ele ainda afirma que as publicações religiosas apresentam uma diversidade de gêneros literários: de clássicos como o lírico, passando pelo épico, até chegar aos gêneros mais modernos como contos, poesias, ou ainda romances históricos. “No Brasil há uma diversidade de produções até mesmo por conta da pluralidade religiosa da nossa cultura. Penso que o texto narrativo é o predominante”, completa.


Em sua seleção, Moregola elege quatro títulos sobre a temática. Confira abaixo:

Padre Cícero e a questão religiosa de Juazeiro. Reconciliação… E agora? –  Ney Souza e Elinaldo Cavalcante Assunção



Em 2015 houve por parte da Sé Apostólica, a publicação de uma carta de reconciliação com o padre Cícero Romão Batista, uma das figuras mais populares na religiosidade popular, mas também uma das mais polêmicas para a Igreja no Brasil. A presente obra procura trazer luzes para a chamada “questão religiosa de Juazeiro” que, além do padre Cícero, envolveu a figura da Beata Maria de Araújo e o “milagre” do sangramento da hóstia. O texto apresenta documentos inéditos extraídos do Arquivo Secreto Vaticano e do Arquivo do Santo Ofício, além de uma leitura da atual situação do processo eclesiástico relativo ao padre Cícero, configurando-se como uma leitura obrigatória para conhecer melhor a figura do padim e do fenômeno de Juazeiro. 

Perguntas para uma santa. Margarida Maria, amiga do Coração de Jesus – Brenda Volavicius

A jornalista Brenda Volavicius após um longo trabalho na equipe da revista Mensageiro do Coração de Jesus, e por ocasião da comemoração, em 2020, dos 100 anos da canonização de Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690), teve a intuição de apresentar a vida dessa santa de um modo inovador. Fazendo recurso à famosa Autobiografia de Santa Margarida, Brenda imaginou uma releitura por meio do moderno artifício da entrevista. Assim, de uma forma clara e direta, os leitores poderão conhecer de uma maneira inédita a vida de Santa Margarida e seu amor e amizade pelo Sagrado Coração de Jesus.

Rubem Alves e as contas de vidro. Variações sobre teologia, mística, literatura e ciência – Breno Martins Campos, Ceci Maria C. B. Mariani e Cláudio de Oliveira Ribeiro

O livro reúne as contribuições de alguns participantes do seminário “Enigmas da Religião: esperança e libertação na obra de Rubem Alves”, realizado em 2019 na PUC-Campinas. Ao longo das páginas deste livro, os autores destacam a genialidade e a criatividade de Rubem Alves, personagem aclamado no contexto da cultura brasileira, transitando pelas principais obras desse teólogo, psicanalista e educador brasileiro, realizando aquilo que foi bem enunciado pelo teólogo Leonardo Boff: “Rubem precisa ser lembrado e celebrado”.

Jesus e sua Mãe. Estudos de Exegese Bíblica – Rivaldave P. Torquato e Claudemir Rozin 

O livro pertence à coleção FAJE, sob a responsabilidade da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (BH, MG). Neste ensaio, os autores apresentam cada um uma parte autônoma: a primeira parte, tendo ao centro a figura de Jesus, analisa cinco perícopes dos Evangelhos escolhidas aleatoriamente. Com todo o rigor exegético, frei Rivaldave apresenta uma conclusão que procura revelar o sentido desses textos escolhidos para a vivência da fé hoje. Na segunda parte, dedicada à Mãe de Jesus, frei Claudemir apresenta Maria à luz do Concílio Vaticano II: a presença e o papel de Maria na história da salvação são o convite para que o leitor possa ultrapassar o mero olhar devocional e enxergar a figura de Maria em seu contexto cristológico e eclesiológico. 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.