Brazilian Curators: Diego Oxóssi sugere três livros com a temática LGBTQ

27/08/2020

Diego Oxóssi, proprietário da editora Arole Cultural, é o profissional que participa do Brazilian Curators desta semana. A iniciativa é promovida pelo Brazilian Publishers, programa de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em sua seleção de livros, o editor recomenda três títulos com a temática LGBTQ por acreditar na necessidade de dar mais voz aos textos que falam sobre o assunto, no sentido de que ganhem mais destaque entre leitores, e também em livrarias e bibliotecas.

“Publicar livros de qualquer tema é um ato político, e somente através da visibilidade e representatividade será possível, afinal, normalizar as questões de orientação sexual e identidade de gênero, quebrando os estigmas”, destaca.

Confira abaixo as dicas de leitura do editor:

“O Essencial de Caio F. Abreu – 1980”:

“Caio foi a leitura que formou minha adolescência na descoberta da vida em meio à comunidade LGBTQ; suas crônicas de palavras leves e sentimentos profundos retratam a vida cotidiana dos corações que, décadas depois, ainda amam escondido. Na seleção de 1980, o clássico ‘Dama da Noite’ é destaque!”

“Cartas pra Pepita”:

“Em contraste ao livro de Caio, em que a homossexualidade de 70, 80 e 90 se viveu muitas vezes na sombra, ‘Cartas pra Pepita’ mostra a comunidade LGBTQ no século XXI, tratando abertamente de questões sobre relacionamentos e sexualidade da juventude que se percebe amando seus iguais. Vale a leitura e a reflexão!”

“50 Queers Who Changed the World”:

“Descobri esse livro em Bologna, em 2019, e me encantei: além das lindas ilustrações de personagens LGBTQ, conhecer suas estórias e marcas na história renova a esperança de que a luta pela igualdade há de vencer mesmo em tempos tão temerosos como os da atualidade”.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.