Brazilian Curators: Produção Acadêmica, leituras para todos

03/12/2020

Carla Fontana, editora-assistente da Editora Universidade de São Paulo, é a profissional que participa do Brazilian Curators desta semana. A iniciativa é promovida pelo Brazilian Publishers, programa de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em sua seleção, Carla indica cinco obras produzidas no âmbito universitário, mas que atendem um público mais amplo, em diversas áreas do conhecimento, mostrando a importância de obras densas e ao mesmo tempo acessíveis.

Em sua opinião, “a leitura de livros acadêmicos, técnicos e profissionais relaciona-se de forma muito próxima com a escolarização, o seu fomento passa pela valorização da educação, em todos os níveis, de modo que os estudantes entendam o livro como parte fundamental de seu processo de aprendizado.”

Com uma forte tendência de consumo em outros formatos, Carla acredita que, como todos os segmentos, o mercado editorial enfrenta cada vez mais a concorrência de outros conteúdos, que disputam a atenção dos leitores. “Em se tratando especificamente de conteúdos acadêmicos, acredito que a difusão por meio dos livros ainda é e continuará relevante, porém os editores precisam estar atentos aos papéis que desempenham, selecionando, dando forma e divulgando conteúdos relevantes”.

Carla ainda complementa, “alunos que tenham uma relação útil e prazerosa com os livros possivelmente se tornarão leitores também fora do âmbito escolar, continuando a contar com os livros como meio de desenvolvimento profissional e em seu cotidiano, de forma mais ampla”.

Confira a seleção criada pela editora:

 

História do Brasil, de Boris Fausto

A História do Brasil, de Boris Fausto, atualmente em sua 14ª edição, é uma referência sobre a formação e as transformações do país, inclusive fora dele, tendo sido traduzida para diversos idiomas. Originalmente concebido como obra didática para o ensino médio, as qualidades do texto, sintético e ao mesmo tempo abrangente, possibilitaram que extrapolasse esse público, conquistando leitores de todos os segmentos, do leigo ao especializado.

Imagens da Mulher no Ocidente Moderno, de Isabelle Anchieta

Unindo análise sociológica e leitura de imagens, Isabelle Anchieta apresenta aos leitores uma mostra da representação das mulheres desde a emergência da Idade Moderna até meados do século XX. Dedicando-se à análise de estereótipos da imagem feminina consolidados ao longo de todo esse período, os três volumes dividem-se em “Bruxas e Tupinambás Canibais”, “Maria e Maria Madalena” e “Stars de Hollywood”. Uma obra essencial em tempos em que o papel da mulher na sociedade é cada vez mais discutido, e revisto.

 

Leitura e Escrita de Textos Argumentativos, de Marcus Sacrini

Escrever e ler são habilidades essenciais aos estudantes universitários de todas as áreas, e este livro se propõe a ensinar aos alunos técnicas de leitura e escrita de textos argumentativos, essenciais ao debate acadêmico. Textos dessa natureza, porém, fazem parte de contextos mais amplos de discussão, nos quais o entendimento e a capacidade argumentativa são igualmente relevantes – tais como os meios de comunicação impressos ou digitais –, de modo que o livro se mostra valioso para uma comunidade maior de leitores.

 

Vida no Universo, de José A. de Freitas Pacheco

Desde a Antiguidade a humanidade debate a questão de saber se a vida na Terra é um caso único no Universo. Esta obra traz para o público, e não apenas o especializado, as descobertas mais recentes em diversas áreas da astronomia, como a astrobiologia e a planetologia, apresentando ao leitor esses novos campos de pesquisa que, talvez em um futuro não muito distante, possam nos dizer se a vida floresce ou não no Universo.

 

Clarice: Uma Vida que se Conta, de Nádia Battella Gotlib

No ano do centenário da escritora, cujas obras continuam a conquistar novos leitores e a fomentar debates no âmbito acadêmico, nada mais acertado do que voltar as atenções para esta biografia pioneira, em que a vida e a obra de Clarice se entrelaçam e se iluminam. Com as homenagens nos meios literário e editorial trazendo a figura de Clarice Lispector à tona, o livro de Nádia Gotlib contribui para uma compreensão mais aprofundada das obras da autora, com uma narrativa cativante e ao mesmo tempo com seriedade e rigor acadêmico.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.