Brazilian Curators: editor Zeco Montes indica cinco obras infantis para não perder de vista no Brasil

Brazilian Curators - Zeca Montes
11/03/2021

Zeco Montes é o convidado desta semana em mais uma edição da série Brazilian Curators. A iniciativa é promovida pelo Brazilian Publishers, programa de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Editor da ÔZé Editora, Zeco fez carreira como livreiro e distribuidor, tendo se formado em Administração pela FGV-SP em 1974. Além disso, Montes também foi presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) entre 1982 e 1986, e diretor da CBL entre 1984 e 1988 . É autor das obras “A onça Dolores e o bode Quirino”, e “Pra onde foi o pai da Maria Borralheira”, ambas publicadas pela ÔZé em 2013.

Ao Brazilian Publishers, Zeco montou uma lista com suas cinco indicações de livros infantis publicados pela editora. “O Brasil tem muitos autores e ilustradores reconhecidos por prêmios no mercado internacional, inclusive vários deles atuam globalmente”, comenta o editor ao falar sobre o mercado. E completa: “Não devemos esquecer nunca que a geração atual só existe porque uma série de autores e ilustradores criou esse mercado a partir da década de 70 (e antes deles, Monteiro Lobato): Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ziraldo, Stella Carr, Ricardo Azevedo, João Carlos Marinho, Eva Furnari e muitos outros.”

Confira abaixo a seleção de Zeco Montes!

“Sagatrissuinorana” – João Luiz Guimarães e Nelson Cruz

“Um livro que mistura a linguagem de Guimarães Rosa, a história dos três porquinho, a tragédia de Mariana e Brumadinho e a deslumbrante paisagem mineira. Um livro forte e necessário.”

“A Avó Amarela” – Júlia Medeiros e Elisa Carareto

“A riqueza desse livro de memória está na linguagem poética, das lembranças da menina (que cresceu) dos almoços familiares na casa da avó. Livro mais premiado de 2019, considerado por muitos o melhor livro editado nesse ano.”

“Maremoto” – Flávia Reis e Elisa Carareto

“Um pequeno ser na difícil fase que tem de escolher entre ser um Tristão, como seu pai ou uma sereia, como sua mãe. Um texto enxuto e potente. Ilustrações maravilhosas que ampliam a história e as escolhas.”

“Mindinho Maior de Todos” – Juliana Valverde e Feres Khoury

“Poemas sobre a vida, perdas, saudades, aprendizados. Uma poeta jovem, com um texto maduro e de qualidade indiscutível. Ilustrações lindas do artista plástico consagrado Feres Khoury. Um pequeno grande livro.”

“Lia e o Feitiço da Palavra” – Marília Moreira e Maria da Betania Galas

“Um poema conta a história de como a poesia salva a vida de uma princesa. Um conto de fadas moderno lindamente escrito e ilustrado com a técnica de teatro de sombras. Prêmio FNILIJ autora revelação em 2018.”

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.