Brazilian Publishers anuncia Jornada Profissional da 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo

04/12/2020

A segunda edição da Jornada Profissional está confirmada. A iniciativa do Brazilian Publishers, Programa de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), consiste em uma série de rodadas de negócios entre editoras internacionais e nacionais.

Neste ano, a jornada reúne mais de 50 empresas brasileiras e estrangeiras, com estimativa de fechar US$ 400 mil em negócios nos próximos 12 meses.  Com um portal desenvolvido com exclusividade para a Jornada Profissional, os participantes poderão se encontrar, apresentar catálogos e lançamentos e agendar reuniões entre os dias 7 a 11 de dezembro. 

Além disso, o espaço Papo de Mercado, que faz parte da programação da Bienal e tem organização da Jornada, conta também com três mesas de discussão sobre o setor, que acontecem nos dias 7, 9  e 11 de dezembro. Para assistir às palestras, basta entrar no site do evento — nenhum cadastro é necessário. A programação das mesas está mais abaixo.

Na primeira edição, em 2018 durante a Bienal presencial, a Jornada Profissional contou com a participação de 58 empresas entre nacionais e estrangeiras e o volume de negócios fechados em 12 meses chegou a US$ 730 mil.

Programação de mesas – Jornada Profissional na Bienal Virtual do Livro de São Paulo

Transformação Digital e desafios para o mercado editorial pós-pandemia

Quando: 7 de dezembro, às 11h (horário de Brasília)

Para abrir a série de palestras virtuais da Jornada Profissional, Miriam Pires Vale, Fábio Dantas e Alexandre Martins Fontes refletem sobre como a pandemia impactou o mercado editorial e como foi o movimento de aceleração da digitalização do setor. 

Mediação: 

Miriam Pires Vale (professora na FECAP)

Palestrantes:

Fábio Dantas (executivo, empreendedor e especialista em inovação)

Alexandre Martins Fontes (diretor-executivo da Martins Fontes)

Clube de leitura – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Quando: 9 de dezembro, às 11h (horário de Brasília)

A segunda palestra virtual da Jornada Profissional reúne Karina Pansa, Adriana Ferrari, Amir Piedade, Paulo Moregola e Vitor Tavares em uma conversa sobre o Clube de Leitura, uma iniciativa do projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, apoiado pela Câmara Brasileira do Livro.

Mediação:

Karine Pansa (diretora editorial na Girassol Brasil)

Palestrantes:

Adriana Ferrari (vice-presidente da FEBAB)

Amir Piedade (presidente da FNLIJ)

Paulo Moregola (diretor comercial da Edições Loyola) 

Vitor Tavares (presidente da CBL)

Influenciadores digitais e seu papel no mercado de livros

Quando: 11 de dezembro, às 11h (horário de Brasília)

A última palestra online da Jornada Profissional aborda tema para lá de atual: o trabalho dos influenciadores digitais no mercado editorial. Na mesa estarão Lilian Cardoso, Claudia Leonardi e Paulo Macedo.

Mediação: 

Lilian Cardoso (editora)

Palestrantes:

Claudia Leonardi (fundadora do Mãe Literatura)

Paulo Macedo (copywriter e escritor)

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.