Brazilian Publishers promove Masterclass sobre estratégia digital de audiobooks na Feira do Livro de Frankfurt

23/09/2021

A empresa Skeelo vai dar uma aula sobre estratégias de distribuição de audiobooks em parceria com outras plataformas durante a Masterclass organizada pelo Brazilian Publishers —  programa de internacionalização do mercado editorial brasileiro  — realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A aula acontece no dia 13 de outubro, enquanto a Feira do Livro de Frankfurt ocorre entre os dias 20 e 24 de outubro. A Feira vai aceitar aplicações até o dia 3 de outubro. Para concorrer, basta inscrever-se neste link

Segundo Breno Lerner, gerente de relações comerciais da empresa, a expectativa do Masterclass é expor ao setor global editorial a inovação e disrupção que a plataforma Skeelo está promovendo no Brasil, em termos de acesso e consumo de livros digitais. “Estamos propondo uma forma inédita e arrojada de resolver o problema histórico de distribuição e capilaridade em um país com pouquíssimas livrarias e bibliotecas e que não é mais leitor”, explica Breno. “Mas não porque o brasileiro não se interessa por livros, mas sim porque a distribuição é concentrada nos grandes centros urbanos com um custo que restringe o consumo de grande massa da população.”

O que mais tem chamado a atenção no modelo de negócios da Skeelo é sua acessibilidade.  As parcerias com companhias de telefonia móvel levam os audiobooks a uma população mais ampla, que não necessariamente tinham o hábito de leitura. Breno acredita que essas parcerias são os principais mecanismos de alavancagem de novos leitores. “Estes prestadores alcançam camadas da população e lugares remotos que o varejo tradicional não alcança no Brasil. Acreditamos que um incremento efetivo do hábito de leitura do brasileiro passa necessariamente pelo acesso fácil, direto e conveniente aos livros  para novos públicos”, diz ele. A estratégia de oferecer um audiobook por mês abre um novo leque de acesso à população brasileira, que segundo uma pesquisa do Instituto Pró-Livro, lê uma média de 2,43 livros por ano.

“Acreditamos que para um país cuja média de livros lidos por ano é considerada baixa, a melhor aposta é um formato de ‘clube do livro’”, diz Breno. “Garantimos que estes livros sejam entregues pelos canais parceiros de forma definitiva, que não expiram nunca”. Por se tratar de uma curadoria literária, a ideia é que a obra seja o destaque do mês. Breno acredita que esse investimento de tempo do leitor faz mais sentido do que uma iniciativa do tipo “all you can eat”, na qual o usuário assina e tem acesso a milhares de obras que ele talvez nunca consiga ler.

A Masterclass é uma novidade para o evento deste ano. De acordo com Fernanda Dantas, gerente executiva do Brazilian Publishers, as expectativas para a Masterclass são as melhores: “É com muito entusiasmo que vemos a feira criar espaços cada vez mais criativos e inovadores para a propagação de ideias e conteúdos ricos de maneira remota ”.

Além da Masterclass, o Brazilian Publishers promove a The Hof Suite, um espaço de networking mais descontraído com a presença de Vitor Tavares, da CBL, e Eros Ramos, da Apex-Brasil, além de música brasileira e caipirinha, o Programa promove apresentações sobre o mercado. A ideia é realizar encontros entre os editores de todo o mundo. 

A feira desenvolve, também, outras atividades, disponibilizadas de maneira gratuita, como o Frankfurt Rights, um painel exclusivo para networking e negociações de direitos autorais. Além disso, o evento disponibiliza sua ferramenta de matchmaking para as casas marcarem reuniões remotas com editoras internacionais.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.