“Cadê o livro que estava aqui?” chega ao público internacional com traduções na Turquia e na Itália

26/01/2022

A obra “Cadê o livro que estava aqui?”, publicado pela FTD Educação, editora participante do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — teve seus direitos autorais vendidos na Turquia e agora, também na Itália. O título, de autoria de Telma Guimarães e ilustrado por Jana Glatt, venceu o Prêmio Jabuti 2020 na categoria melhor ilustração.

A obra foi lançada na Turquia, em 2021, pela editora Bilgi Yayınevi, que também adquiriu os direitos da FTD de “Mas será que nasceria a macieira?”, escrito por Alê Abreu e com ilustrações de Priscilla Kellen, publicado no ano passado no mercado turco. Já o lançamento da tradução do título no mercado europeu, publicado pela editora internacional Fatatrac, está previsto para setembro.

De acordo com Tassia Oliveira, assistente de relações internacionais na FTD Educação, as vendas internacionais das versões da obra são motivo de orgulho para a editora. As traduções são fundamentais para que a companhia conquiste seu espaço entre as editoras brasileiras que exportam a cultura literária para diversos continentes. “As ações de venda de direitos de publicação de obras de literatura no mercado internacional são fruto de um olhar apurado para esse nicho, investimentos e confiança da FTD no potencial dos seus livros mundo afora. São anos de dedicação, planejamento estratégico, visitas às feiras e eventos internacionais e importantes parcerias, como o projeto Brazilian Publishers, ligado à CBL”, explica. 

O livro é uma junção lúdica de brincadeiras com literatura. Em cada página, a criança é incentivada a procurar os bichos fujões e a descobrir onde foi parar o livro. É indicado para o leitor iniciante e também um ótimo exercício para leitura mediada: conta com letra bastão, ritmo, humor e elementos tradicionais dos gêneros infantis da adivinha e da parlenda. 

 Sobre a FTD Educação  

Há 119 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.  

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.