CBL comemora 75 anos de transformações no mercado editorial brasileiro

20/09/2021

No dia 20 de setembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) comemora 75 anos. A entidade é a parceira da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no Brazilian Publishers, o Programa de internacionalização do setor.

Sua fundação remete a 1946, em uma assembleia realizada na livraria O Pensamento, localizada no antigo largo de São Paulo, no centro da capital paulista. O grupo, sem fins lucrativos, surgiu com o objetivo de mediar relações comerciais e institucionais com a literatura.

Hoje, além de articular a defesa do livro e da leitura no Brasil, ela também realiza duas das grandes festas literárias do país. Uma delas é a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Criada em 1970, a Bienal é hoje o maior evento literário da América Latina. A 26ª edição do evento acontecerá entre os dias 2 e 10 de julho de 2022. O país homenageado também foi escolhido: nossa nação irmã, Portugal.

Já o Prêmio Jabuti, o mais aclamado prêmio literário do Brasil, chega neste ano à sua 63ª edição. Desde sua criação até os dias de hoje, mais de duas mil obras foram condecoradas. 

Hoje, a CBL também é a agência oficial do ISBN (International Standard Book Number) no Brasil. O número é responsável pela identificação de títulos, essencial para a catalogação de obras literárias em todo o mundo. Além disso, em 2020, a entidade criou um portal de serviços exclusivo. Por lá, associados e não associados conseguem emitir ISBN e código de barras, solicitar ficha catalográfica e registro de direitos autorais em blockchain: uma verdadeira revolução digital, responsável pela agilização de processos e pela disseminação de importantes informações do setor editorial e livreiro.

“Transcorridos 75 anos, continuamos trabalhando juntamente às forças da cadeia para vencer mais desafios. Agradecemos a todos que estiveram conosco nessas décadas: nossos associados e parceiros”, declara Vitor Tavares, presidente da CBL, sobre o aniversário. 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.