CBL divulga lista com obras brasileiras selecionadas para o Clube de Leitura ODS, da ONU

09/06/2021

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), anunciaram nesta quarta-feira, 9 de junho, as 175 obras brasileiras selecionadas para o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa.

O projeto conta com livros voltados para crianças e jovens de 6 a 12 anos, que tenham sido publicados em língua portuguesa no Brasil no período entre 1º de janeiro de 2016 e 30 de outubro de 2020. As obras têm temáticas relacionadas com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A lista completa de obras brasileiras está disponível no site www.clubedeleituraods.com.br.

A relação de livros selecionados ficará disponível no site da ONU como referências de leituras sobre os ODS. O lançamento do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa está previsto para acontecer na Feira do Livro de Bolonha, edição 2021, na semana que vem. O Brasil está organizando um webinar no dia 16 de junho com uma seleção de palestrantes para falar sobre o projeto.

Portugal faz parte do projeto

Como o clube apresenta livros escritos em português, o país também selecionou livros infantis que destacam a sustentabilidade e a igualdade. A lista completa dos livros do país está disponível no site: https://bad.pt/agenda2030/clube-de-leitura-ods/

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS.