Cinco ilustradoras brasileiras são finalistas de exposição da Feira do Livro de Bolonha

Feira do Livro de Bolonha
15/03/2021

Destaque para o Brasil na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha de 2021. O evento, que recebeu trabalhos de mais de 3 mil artistas neste ano, anunciou seus 303 finalistas para a exposição que compõe o evento — entre eles, estão cinco mulheres brasileiras.

Irena Freitas, Daniela Godel, Gabriela Esteves Ribeiro, Sandra Javera e Gabriela Gil concorrem ao lado de representantes da Itália, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e diversos outros países. Irena, Sandra e Gabriela têm obras publicadas pelas editoras Carochinha e FTD Educação, ambas participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Sandra Javera é conhecida por ter ilustrado uma nova edição brasileira de “O Pequeno Príncipe”, obra de Antoine de Saint-Exupéry, lançada pela FTD em 2016. A editora também já lançou obras ilustradas por Irena Freitas, como “Saber Perder” e “A Pior Hora do Dia”, ambas com texto de Yolanda Reyes. Já Gabriela Gil é a ilustradora de “Sementinha”, de Nara Raggiotti, publicado pela Editora Carochinha.

Agora, os 303 finalistas passarão por uma nova seleção, e o júri da Feira selecionará apenas 77 ilustradores para fazer parte da exposição e do catálogo da mostra. A lista completa de finalistas está aqui.

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha está marcada para os dias 14 a 17 de junho de 2021.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.