Cinco livros brasileiros publicados pela Pallas Editora para entender melhor as religiões de origem africana

13/09/2023

As religiões de origem africana desempenham um papel importante no cenário espiritual e cultural do Brasil. Essas crenças, trazidas pelos africanos escravizados durante o período colonial, desenvolveram-se ao longo dos séculos, criando sistemas de fé profundamente enraizados na identidade brasileira. O Candomblé e a Umbanda são duas das religiões africanas mais proeminentes no Brasil.

Inúmeras obras têm sido produzidas a fim de explorar as características e histórias de cada uma dessas religiões, a exemplo das publicadas pela Pallas, editora que dedica grande parte de seu catálogo aos temas afrodescendentes. Vários deles fazem parte do Catálogo de Livros e Direitos Autorais do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Se você tem interesse em descobrir mais sobre esse tema, confira a seguir cinco livros publicados pela Pallas Editora para entender religiões de origem africana.

Antropologia dos orixás

Ivan Poli estuda as saudações às origens, chamadas de orikis, e o mundo dos orixás (divindades da religião iorubá representados pela natureza) a eles relacionados, explorando o que ensinam sobre as pessoas, a espiritualidade e a sociedade. Em “Antropologia dos Orixás”, destaca-se a importância e relevância contínua dos orikis, que, ao trazerem a influência da herança africana, o orgulho de suas culturas e tradições, também ajudam a reconhecer a conexão entre a cultura afrodescendente e a identidade brasileira.

Ifá Lucumí: o resgate da tradição

Em seu sétimo livro, Nei Lopes explora profundamente o sistema divinatório Ifá, que está sendo redescoberto no Brasil e em Cuba. O livro explora essa tradição desde sua origem na África até sua chegada às Américas através dos navios negreiros. Ele também examina as adaptações que o sistema sofreu ao chegar aqui. O autor se aprofunda na tradição cubana lucumí, que tem ganhado espaço nos terreiros de candomblé no Brasil nos últimos 30 anos, às vezes causando tensões com os defensores dos ritos tradicionais.

Iniciação à umbanda

Neste livro, os escritores falam sobre as diferentes influências culturais que moldaram a umbanda. Eles descrevem essas influências de forma ampla, incluindo desde religiões estabelecidas até tradições de grupos minoritários. Além disso, eles pensam sobre como o contexto histórico, social e cultural contribuiu para o surgimento e crescimento da umbanda.

O candomblé bem explicado

“O Candomblé Bem Explicado” é o resultado da pesquisa de um babalorixá (chefe espiritual responsável pelo culto aos orixás) e sua discípula. Eles decidiram explicar conceitos e temas comuns na prática religiosa das três principais nações analisadas no livro: Bantu, Iorubá e Fon. Durante suas pesquisas, os autores descobriram muitas variações e significados simbólicos que explicam coisas como o uso de objetos e as diferentes funções de itens usados no candomblé, que raramente foram explicados antes.

Orunmilá

Este livro aborda Orunmilá, um importante orixá na religião africana, que possui seu próprio culto e clero. Começa por contar a história de Orunmilá desde a África até o Brasil e, em seguida, explora as características deste orixá e sua relação com o oráculo de Ifá. É importante notar que o livro não é um guia prático para usar o oráculo, mas sim uma reflexão sobre os mitos e filosofia, fundamentais para quem deseja entender mais sobre essa parte das religiões africanas.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.